Últimas Notícias>Coronavírus|z_Areazero
|
7 de dezembro de 2020
|
20:52

Covid-19: Governo nega todos os pedidos de reconsideração e RS tem 98% da população em bandeira vermelha

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Ao todo, 489 municípios, de um total de 497, estão classificados em bandeira vermelha no RS, com alto risco epidemiológico. Imagem: Divulgação

Da Redação

Pela segunda vez no ano, o Governo do Estado rejeitou todos os pedidos de reconsideração enviados ao mapa preliminar da 31ª rodada do Distanciamento Controlado. A justificativa é a elevação de casos confirmados e de hospitalizações em leitos de UTI de pacientes com covid-19 em grande parte das regiões do Estado. Com a negativa, o mapa definitivo, divulgado nesta segunda-feira (7), classifica 20 regiões do Estado em bandeira vermelha (risco epidemiológico alto). 

Apenas a região de Taquara, com oito municípios, está classificada em bandeira laranja (risco epidemiológico médio). Isso significa que 98% da população gaúcha está situada em cidades cujo nível de contágio é considerado alto. Ao todo são 489 municípios (do total de 497) classificados em bandeira vermelha, somando 11,1 milhões de habitantes  (do total de 11,3 milhões de habitantes no Rio Grande do Sul).

Segundo o governo do Estado, os pedidos de reconsideração foram indeferidos em função da contínua redução de leitos livres e do aumento da ocupação de leitos de UTI nas macrorregiões. Ainda que algumas regiões tenham apresentado média final menor do que na semana passada, o governo estadual decidiu pela manutenção das restrições mais severas da bandeira vermelha, como um esforço para diminuir o contágio do novo coronavírus nos próximos 14 dias.

O governo explica que a equipe que monitora os 11 indicadores do modelo de  Distanciamento Controlado detectou piora em todos eles – entre as maiores variações, estão o número de casos de covid-19 ativos (aumento de 20%), os internados em leitos clínicos com covid-19 registrados nos últimos sete dias (+15%) e os óbitos nos últimos sete dias (+29%).

A vigência das novas bandeiras se inicia à 0h de terça-feira (8) e segue até as 23h59 da segunda-feira seguinte (14). Como a cogestão regional do Distanciamento Controlado está suspensa até o próximo dia 14 de dezembro, o governo estadual reforça que as bandeiras anunciadas devem ser aplicadas conforme os protocolos definidos pelo Estado.

Regra 0-0

Na 31ª rodada, 489 municípios (do total de 497) estão classificados em bandeira vermelha. Desses, 194 municípios (934.765 mil habitantes, 8,4% da população gaúcha) podem adotar protocolos de bandeira laranja, porque cumprem os critérios da Regra 0-0, ou seja, não têm registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias, desde que a prefeitura crie um regulamento local.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora