Últimas Notícias>Coronavírus|z_Areazero
|
18 de outubro de 2020
|
13:04

Governo do RS confirma mapa do distanciamento controlado com três regiões em bandeira amarela

Por
Luís Gomes
luisgomes@sul21.com.br
Governo do RS confirma mapa do distanciamento controlado com três regiões em bandeira amarela
Governo do RS confirma mapa do distanciamento controlado com três regiões em bandeira amarela
Ao não receber pedidos de reconsideração, mapa preliminar se tornará o definitivo nesta semana | Foto: SES/Divulgação

Da Redação

O governo do Estado confirmou neste domingo (18) que não recebeu pedidos de reconsideração do mapa preliminar da 24º rodada do modelo de Distanciamento Controlado. Com isso, entra em vigor a partir da próximo terça-feira (20), sendo válido até o dia 26, a atualização divulgada na última sexta-feira (16), que trás três regiões sob bandeira amarela (risco epidemiológico baixo) — Cachoeira do Sul, Bagé e Palmeira das Missões — e as demais sob bandeira laranja (risco médio).

Em relação ao mapa que está em vigor, há apenas duas mudanças. Pelotas passa da bandeira amarela para a laranja e Cachoeira do Sul migra para a amarela.

Segundo o governo do Estado informou na sexta, o indicador que mais pesou para a região de Pelotas ter voltado para bandeira laranja foi o registro de novas hospitalizações por Covid-19: mais que dobrou em relação à semana anterior, saltando de 21 para 45. Além disso, houve agravamento do indicador que mede os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em leitos de UTI, que passou de 36 para 42 internados na comparação de uma quinta-feira para outra.

Ainda segundo o monitoramento do modelo de Distanciamento Controlado, o RS segue com ligeira queda em grande parte dos indicadores, como no número de internados em UTI por SARG (-4%) e por Covid-19 (-8%). Com isso, houve aumento de 5% no total de leitos livres destinados aos casos que necessitam de tratamento intensivo. A redução mais expressiva se deu no número de óbitos entre as duas semanas: queda de 16%.

Por outro lado os registros semanais de hospitalizações de pacientes confirmados com Covid-19 aumentaram 24% entre as duas últimas semanas. Embora o percentual seja expressivo e sirva de alerta para as autoridades, os números ainda são considerados baixos – eram 598 e passou para 739 novas internações. Na 14ª rodada do Distanciamento Controlado, de 11 a 18 de agosto, o total de novos registros de hospitalização chegou a 1.278 – mais alto até agora.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora