Últimas Notícias>Coronavírus|z_Areazero
|
6 de maio de 2020
|
20:39

Passo Fundo tem 83% dos leitos de UTI ocupados; ao menos 6 cidades têm 100% da capacidade esgotada

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Passo Fundo tem 83% dos leitos de UTI ocupados; ao menos 6 cidades têm 100% da capacidade esgotada
Passo Fundo tem 83% dos leitos de UTI ocupados; ao menos 6 cidades têm 100% da capacidade esgotada
O Hospital de Clínicas de Passo Fundo recebeu, em março, 10 novos leitos de UTI para o tratamento da covid-19. Mesmo com a ampliação, cidade se aproxima do limite da capacidade. Foto: Divulgação

Da Redação

O Governo do Estado lançou, nesta quarta-feira (6), um sistema que permite acompanhar as informações sobre leitos hospitalares (clínicos e de UTI), respiradores e pacientes confirmados ou não com covid-19 em 295 hospitais do Rio Grande do Sul. Chamado Mapa dos Leitos, ele permite ainda visualizar a evolução da taxa de ocupação dos leitos por data, desde abril.

Além dos percentuais por cidade e região, o site define o nível de ocupação dos leitos por meio de um modelo de cores: verde (até 60% dos leitos ocupados); amarelo (até 80%); vermelho (até 100%); roxo (mais de 100%); e cinza (não informado).

As cores e o detalhamento das informações podem ser conferidas em três divisões territoriais: a situação geral (média) de todo o Rio Grande do Sul; de cada uma das sete macrorregiões (Metropolitana, Serra, Vales, Sul, Norte, Missioneira e Centro-Oeste); ou a situação das 20 Regiões da Saúde, subdivisão que o Governo do Estado adotou para criar o novo modelo de distanciamento controlado, que entrará em vigor a partir da próxima semana.

“Como um dos principais números utilizados no nosso modelo é o de taxa de ocupação de leitos, sejam clínicos ou de UTI, nas redes pública e privada, apresento a vocês essa nova ferramenta, que é o monitoramento da capacidade de atendimento, tanto instalada quanto em uso”, disse o governador Eduardo Leite, durante transmissão por rede social nesta quarta-feira. O sistema desenvolvido pelo governo gaúcho é alimentado diretamente pelos hospitais, responsáveis por fazerem as atualizações da capacidade instalada e de ocupação dos leitos.

Atualmente, o Estado tem 1716 leitos de UTIs adulto, sendo 95 ocupadas por pacientes covid-19 (7,9%) e 105 por pessoas com suspeitas da doença (8,7%). Considerando as macrorregiões, a Norte tem 77% de taxa de ocupação, Vales 76,6%, a Serra 72,8%, Metropolitana 69,3%, a região Missioneira 68%, Centro-Sul com 66,7% e Sul 64%.

Ao analisar os municípios, no entanto, alguns já apresentam situação preocupante. Segundo o Mapa de Leitos, a cidade de Passo Fundo, um dos focos epidemiológicos do Estado, tem 83,7% de ocupação dos leitos de UTI adulto. Santa Cruz do Sul tem 88,2%, enquanto Lajeado, outro foco epidêmico do estado, está com 70% dos leitos de UTI sendo usados. Já Carazinho, na região Norte, está com 100% de ocupação. A mesma situação acontece em Três Passos, Três de Maio, Torres, Capão da Canoa, Tramandaí e Sapiranga, todos com 100% de ocupação dos leitos de UTI adulto.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora