Últimas Notícias > Política > Areazero
|
23 de outubro de 2014
|
18:15

Eleitores poderão tirar dúvida no segundo turno pelo Disque-Eleições

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Eleitores poderão tirar dúvida no segundo turno pelo Disque-Eleições
Eleitores poderão tirar dúvida no segundo turno pelo Disque-Eleições

Jaqueline Silveira

A exemplo do primeiro turno das eleições, o Disque-Eleições, disponibilizado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ajudará a esclarecer dúvidas do eleitor como, por exemplo, sobre local de votação, documentação para vota e justificativa. Para Porto Alegre e Região Metropolitana, o número é 148. Já os eleitores do interior do Estado terão de ligar para o número 51 3231 2731 ao valor de uma ligação interurbana. O serviço funciona todos os dias das 9h às 19h. No entanto, no dia da eleição, 26 de outubro, o Disque funcionará no mesmo horário da votação: das 8h às 17h.

Para votar, o eleitor deverá, além do título eleitoral, levar a carteira de identidade (RG). Em caso, de não ter o título, poderá votar só com o RG. Quem não foi às urnas no primeiro turno e nem justificou poderá votar normalmente neste domingo. A justificativa do primeiro turno poderá ser realizada até 4 de dezembro.

Em relação à justificativa para quem estiver fora de seu domicílio eleitoral neste segundo turno, ela pode ser feita nas seções eleitorais. Para a justificativa, será necessário o eleitor saber o número do título, em caso de não ter o documento. No segundo turno, a justificativa pode ser feita até 26 de dezembro.

Já sobre os candidatos, haverá listas nas seções eleitorais que poderão ser consultadas pelos eleitores no dia da eleição.

Urnas já receberam as informnações sobre os candidatos e distribuidas a partir de quinta-feira|Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil
Urnas já receberam as informnações sobre os candidatos e distribuidas a partir de quinta-feira|Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

Pedidos de resposta das coligações

Os preparativos para o segundo turno das eleições o, que contará com 105.987 mesários, estão praticamente prontos. As 32.769 urnas eletrônicas já receberam as informações necessárias e fotos dos candidatos que disputam o segundo turno. Já o transporte das urnas deverá ocorrer nesta  quinta-feira  (23) e sexta-feira (24).

Ao mesmo tempo em que o tribunal cuida dos preparativos também julga pedidos das coligações dos candidatos ao governo do Estado José Ivo Sartori (PMDB) e Tarso Genro (PT). Na sessão de terça-feira (21), por exemplo, foram julgados seis pedidos de respostas no horário eleitoral solicitados por ambas as alianças uma contra a outra, porém todos foram negados. No primeiro turno, foram protocolados 19 pedidos de respostas e todos foram rejeitados pelo TRE gaúcho.

Restrições da lei eleitoral

Com a proximidade da eleição, restrições começam a valer em relação a candidatos e eleitores. Desde terça-feira (21), eleitores não podem ser presos só em caso de flagrante. Já os candidatos correm contra o tempo para conquistarem os eleitores. Nesta quinta-feira, termina o prazo para a realização de comícios. Já o horário eleitoral obrigatório no rádio e na televisão encerra na sexta-feira, a mesma data vale para debates, porém os confrontos não podem passar da meia-noite. Na véspera da eleição, sábado (25) estão liberadas caminhadas, carreatas e passeatas, além de carros de som com jingles e mensagens dos candidatos. No dia do pleito, são proibidos boca de urna e distribuição de propaganda.

Calendário Eleitoral

23 de outubro

– Último dia para a realização dos comícios

24 de outubro

– Último dia do horário eleitoral obrigatório no rádio e na televisão

– Último dia para a divulgação paga, em jornal, de propaganda eleitoral

– Último dia para a realização de debate, que não poderá passar da meia-noite

25 de outubro

– Último dia para a propaganda eleitoral com alto-falantes, das 8h às 22h

– Último dia, até as 22 h, para a distribuição de material impresso e a realização de caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos

26 de outubro

– Data da realização do 2º turno das eleições

 

 

 

 

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora