Últimas Notícias > Geral > Areazero
|
7 de novembro de 2014
|
22:00

Mais de 470 mil inscritos fazem o Enem no RS neste final de semana

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
José Cruz/ABr
Provas acontecem neste sábado e domingo. Horário de fechamento dos portões é às 13h| Foto: José Cruz/ABr

Caio Venâncio*

Vagas em universidades federais por todo o país, bolsas em universidades privadas pelo Prouni, oportunidades de realizar um curso técnico ou mesmo garantir a conclusão do ensino médio. Dependendo das notas alcançadas, estas serão algumas das possibilidades a que terão direito parte dos 8.721.946 brasileiros que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste sábado e domingo (8 e 9). No Rio Grande do Sul, são 473.946 inscritos. Alguns locais em Porto Alegre foram transferidos. Nos dois dias, as provas iniciam às 13 horas, conforme o horário de Brasília.

Em setembro, o Prédio Salas de Aula 11.209, do campus central da UFRGS, foi interditado. O local receberia estudantes para realizar as provas do Enem. Agora, como alternativa, a universidade transferiu o exame para o prédio Salas de Aula 43.324, no campus do Vale. A alteração atinge 936 candidatos. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep)  não divulgou dados como o número de inscritos para o exame na Capital, nem quantos e quais são os locais das provas. As informações são repassadas diretamente aos  inscritos.

No sábado, haverá passe livre nos ônibus de Porto Alegre em função da vacinação. No domingo, o uso do cartão TRI de estudantes será liberado em função do ENEM.

Horários e prazos

A abertura dos portões ocorre às 12h e o início das provas, às 13h. No sábado, os testes serão de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, com tempo para resolução de 4h30min. No domingo, é a vez de Linguagens e Códigos, Matemática e Redação, com tempo maior de 5h30min.

Os gabaritos oficiais devem ser divulgados na página do Inep até a próxima quarta-feira (12). Para a divulgação dos resultados ainda não existe data prevista. Na última edição do Enem, em 2013, a liberação ocorreu somente no começo de janeiro deste ano.

O que levar para a prova?

Os candidatos devem levar documento de identidade original com foto. Por precaução, mesmo não sendo obrigatório, a organização também recomenda trazer o cartão de confirmação de inscrição. Levar água e alimentos também é aconselhável. E talvez o mais importante: caneta esferográfica preta de material transparente. Conforme informações oficiais, o uso de outra cor impossibilitaria a leitura ótica do cartão-resposta.

Dicas de professor

Professor de Química e diretor de ensino do curso pré-vestibular Anglo, Marcos Ribeiro conta que a preparação para o Enem ocorre desde janeiro, com a elaboração de aulas diferenciadas. Para quem vai fazer a prova, ele recomenda uma “vida calma”, sem saídas noturnas e comidas que possam causar mal-estar. Mais próximo do horário da prova, ele acredita que não é bom consultar formulários na tentativa de memorizar conteúdos. “Talvez para o vestibular da UFRGS isto seja mais eficaz, no Enem a prova é diferente, trabalha mais com o raciocínio. Além disso, não é a hora de descobrir que não sabe isto ou aquilo”, justifica.

Marcos também aconselha que os estudantes levem mais de uma caneta, para o caso de alguma eventualidade, além de revisarem o material e, se possível, passarem antes no local da prova para saber como o trânsito funciona na área. Para a redação, a dica é ler a proposta primeiro, fazer as provas e então voltar a ela, para aí sim escrever. O ENEM é conhecido pelas questões extensas, com grades enunciados, o que torna a prova exaustiva. Apesar disso, o professor alerta: “É preciso ler toda a questão, com calma, sublinhando informações que podem até auxiliar na resposta. Nada de ler só o finalzinho da pergunta”.

Horário especial para sabatistas

A juíza Paula Beck Bohn, da 2ª Vara Federal de Porto Alegre (RS), negou, na quinta-feira (6), pedido de antecipação de tutela que pleiteava a concessão de horário especial para os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pertencentes à Igreja Adventista do Sétimo Dia da região Sul do Brasil. Autor da ação, o Ministério Público Federal (MPF) requeria que fosse garantido aos chamados “sabatistas” realizar a prova após o fim do pôr do sol deste sábado ou após às 20h.

Na petição inicial, o MPF informou que o edital do Enem 2014 já concede aos estudantes nessa condição a possibilidade iniciar os testes às 19 horas em todo o Brasil. Alegou, entretanto, que a norma não resguardaria de forma plena o exercício do direito fundamental à liberdade religiosa, pois nesse horário ainda não terá ocorrido o pôr do sol em várias cidades do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná.

No entendimento da magistrada, entretanto, o deferimento do pedido geraria grande insegurança aos organizadores e participantes. “Determinação assim, além de acarretar grandes dificuldades organizacionais para o Inep, também poderia colocar em risco o próprio direito que se busca garantir, vez que cada cidade, em função de sua posição geográfica, teria um horário diferente de início da prova, de acordo com o momento em que o sol se puser nesse dia”, disse.

A opção de fixar um horário mais tardio também não foi considerada adequada, pois os alunos sabatistas precisariam aguardar em sala, aproximadamente, a partir das 12 horas do dia da prova. “Prejudicaria aqueles que talvez pudessem começar a prova alguns minutos depois das 19 horas, ou que talvez quisessem começar no horário oficial, e representaria outra restrição, a imposição de esperar ainda mais tempo para iniciar a prova”, avaliou.

Paula também lembrou que o tema é objeto, no âmbito do Supremo Tribunal Federal, de repercussão geral, julgamento que definirá a posição da corte sobre a matéria. Ela indeferiu o pedido de antecipação de tutela. Cabe recurso ao TRF4.

*Com informações da assessoria do TJFRS


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora