Últimas Notícias > Geral > Areazero
|
11 de julho de 2014
|
18:03

Embarcadero fecha na segunda-feira para continuação das obras de revitalização do Cais do Porto

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Embarcadero fecha na segunda-feira para continuação das obras de revitalização do Cais do Porto
Embarcadero fecha na segunda-feira para continuação das obras de revitalização do Cais do Porto
 | Foto: Ramiro Furquim/Sul21
Inaugurado no dia 12 de junho, o Embarcadero, que funciona, das 10h às 22h, será fechado para a revitalização após o dia 13 julho | Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Nícolas Pasinato

Após a implantação do Embarcadero, espaço de lazer, entretenimento, cultura e gastronomia, voltado para o período da Copa do Mundo, o Cais do Porto deverá contar com eventos temporários semelhantes somente quando a obra de revitalização estiver em fase final de conclusão. É o que garante o presidente da Cais Mauá do Brasil, Andre Albuquerque. Inaugurado no dia 12 de junho, o espaço de convivência, que funciona das 10h às 22h, será fechado para a continuação do projeto de revitalização na segunda-feira (14).

“Após toda a população visualizar o sucesso do Embarcadero, que englobou diversas atrações e opções gastronômicas, além da Feira Sabores Gaúchos, ficou evidente que o foco da Cais Mauá deve ser a conclusão das obras de restauro, possibilitando que a comunidade tenha acesso definitivo e irrestrito ao local”, disse ele, em entrevista ao Sul21.

Segundo Albuquerque, as obras ainda não iniciaram em função das diversas etapas de licenciamento. Ele informa que uma boa parte do trabalho preliminar à  revitalização já foi concluída, mas ainda está pendente o licenciamento ambiental.”Este processo está dentro do trâmite normal, e sua conclusão é aguardada nas próximas semanas. No entanto, cabe salientar que essa etapa obedece à cadência do poder público, como todos os demais processos de licenciamento”, aponta.

O presidente da Cais Mauá do Brasil diz que uma grande parte da obra de demolição e limpeza já foi concluída. Conforme ele, no interior dos armazéns, existiam diversas

 | Foto: Ramiro Furquim/Sul21
| Foto: Ramiro Furquim/Sul21

construções que não faziam parte da construção original e que precisavam ser retiradas. Ele conta que essa fase de obras necessitou de um cuidado redobrado com as estruturas metálicas e com as paredes e telhados originais dos armazéns para que nada fosse danificado. “No momento continua pendente apenas a liberação por parte da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) para a demolição de uma edificação que não é tombada pelo Patrimônio Histórico”, relata.

Assim que for obtida a licença ambiental, as obras da primeira fase devem durar cerca de 18 meses. A previsão é de que os armazéns comecem a operar no primeirosemestre de 2016. O projeto irá contemplar lazer, cultura, gastronomia, comércio e serviços, além de praças e espaços de convivência para a população.

A segunda fase do projeto de revitalização do Cais do Porto prevê a construção de um shopping center, ao lado da Usina do Gasômetro, torres comerciais com lajes corporativas, um hotel e um centro de entretenimento. O custo total do projeto chega a R$ 700 milhões. Dois terços desse valor seriam só com obras de mobilidade urbana. Já a revitalização dos armazéns está estimada em R$ 150 milhões.

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora