Opinião
|
7 de abril de 2022
|
16:57

Tirem as suas mãos sujas da educação (por Stela Farias)

Bolsonaro durante entrega de ônibus escolares; Ministério da Educação é alvo de nova denúncia de corrupção. Foto: Divulgação/Ministério da Educação
Bolsonaro durante entrega de ônibus escolares; Ministério da Educação é alvo de nova denúncia de corrupção. Foto: Divulgação/Ministério da Educação

Stela Farias (*)

Não bastasse o descaso do governo Leite com a educação, em curso no RS, com professores sacrificados e mal pagos, escolas depredadas, falta de transporte escolar, dificuldades dos estudantes neste início de ano letivo, após dois anos de pandemia, agora se descobrem escândalos de corrupção envolvendo o MEC.

O desvio do dinheiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação revela a gravidade do esquema de corrupção. Na segunda-feira (04/04) passada o Tribunal de Contas da União (TCU) suspendeu a compra de ônibus escolares por causa de fortes indícios de superfaturamento nos preços.

Em outro caso, prefeitos confirmaram, no Senado Federal, a existência de um esquema de corrupção liderado pelo agora ex-ministro Milton Ribeiro, envolvendo um gabinete paralelo comandado por dois pastores que faziam tráfico de influência com dinheiro público em troca de propina, até em ouro. Eles chegaram a produzir e a distribuir bíblias com recursos do MEC e com suas fotos, a de Milton Ribeiro e a de Bolsonaro numa clara campanha eleitoral antecipada.

Na condição de professora estadual, queremos denunciar tudo isso, pois o impacto do desvio de dinheiro público do MEC é sentido diretamente nas escolas sucateadas ou fechadas por falta de estrutura, na redução do acesso à educação, na doença dos educadores devido aos baixos salários e as péssimas condições de trabalho e no empobrecimento social e econômico do país.

 (*) Professora e Deputada Estadual PT/RS

§§§

As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora