Opinião
|
15 de dezembro de 2020
|
12:40

A pandemia e o protagonismo de profissionais de Arquitetura e Urbanismo (por Tiago Holzmann da Silva)

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Tiago Holzmann da Silva. Foto: Maia Rubim/Sul21

Tiago Holzmann da Silva (*)

O Dia do Arquiteto e Urbanista é celebrado em 15 de dezembro. Mais do que nunca, a sociedade passa a reconhecer este profissional como agente fundamental na construção de casas saudáveis e seguras, bem como cidades mais inclusivas e sustentáveis.

Em um ano tragicamente marcado pela pandemia do novo coronavírus, passamos a exigir de nossas casas novas características, como um local de trabalho, melhores condições de ventilação e higiene, espaços de convivência e lazer. Por outro lado, milhares de famílias enfrentam uma realidade que não permite seguir a orientação “fique em casa, lave as mãos”, pois habitam em residências insalubres e inseguras, muitas sem acesso à água potável e destino adequado do esgoto.

Para enfrentar a pandemia, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) aprovou um pacote de medidas emergenciais. O foco foi intensificar a promoção do direito à moradia por meio da Lei de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (Lei Federal nº 11.888/2008), que garante a famílias de baixa renda o acesso gratuito a profissionais para a elaboração de projetos, execução de obras de reforma, ampliação ou regularização de suas moradias.

A ATHIS foi tema de dois concursos realizados pelo CAU/RS. O concurso de ideias “Casa Saudável, Cidade Saudável” premiou equipes de profissionais e estudantes que apresentaram soluções para os desafios durante e pós-quarentena. Já o concurso “ATHIS Unidade Sanitária” teve o objetivo de desenvolver o anteprojeto de unidade sanitária para enfrentar a falta de banheiros nas casas de mais de 11 mil famílias do Rio Grande do Sul. Os resultados desses dois concursos e outras iniciativas estão disponíveis no site www.caurs.gov.br.

O “pós-pandemia” ainda é uma realidade a ser construída, mas nós temos uma certeza: a sociedade pode contar com o arquiteto e urbanista, profissional com formação e competência para transformar os espaços públicos e privados e melhorar a qualidade de vida das pessoas em suas casas e em sua cidade.

(*) Arquiteto e urbanista, presidente do CAU/RS.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora