Opinião
|
4 de agosto de 2018
|
18:00

SOS para a educação! (por Silvana Conti)

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
SOS para a educação! (por Silvana Conti)
SOS para a educação! (por Silvana Conti)
“28% das crianças da educação infantil e 14% dos jovens do ensino médio deixaram de estudar por não haver vaga na capital”. (Foto: Guilherme Santos/Sul21)

Silvana Conti (*)

Marchezan, Sartori e Temer andam de mãos dadas na destruição dos serviços públicos – e com a educação não é diferente. Levantamento do TCE mostra que 28% das crianças da educação infantil e 14% dos jovens do ensino médio deixaram de estudar por não haver vaga na capital gaúcha. Pelo Plano Nacional de Educação, o município deveria atender a 100% dos estudantes ainda em 2016!

Outro dado: 76% dos municípios do RS não cumpriram a meta de universalizar a pré-escola e 95% também não atingiram essa meta com relação ao ensino médio. Vale lembrar que Marchezan — que ataca nossos serviços públicos e servidores (as) cotidianamente — quando deputado federal, votou a favor da Emenda Constitucional 95 que congela investimentos públicos por 20 anos, inclusive na educação. A proposta de emenda foi apresentada pelo golpista Temer, do mesmo MDB de Sartori, governador que não paga em dia e desrespeita os professores e professoras.

Aliás, hoje foi noticiado também que relatores da ONU criticaram medidas de austeridade do golpista, inclusive a EC 95, dizendo que a emenda “não deixa qualquer esperança de melhoras no curto prazo”. E também nesta semana, foi tornada pública a intenção de Temer cortar verbas do Capes. E estes são apenas alguns dos muitos exemplos da destruição que Temer e seus apoiadores estão impondo para a educação, um verdadeiro ataque terrorista ao futuro de nossa nação!

Ações de combate a esse descalabro devem ser fortalecidas e apoiadas pela população. Por isso, convido a todos a participarem das agendas dos municipários de Porto Alegre em defesa da educação pública e de qualidade na próxima segunda-feira, 06/08:

9h – Ato em defesa da educação pública e de qualidade em frente à Escola Porto Alegre
14h – Tribuna Popular na Câmara em defesa da educação pública e de qualidade

(*) Professora Aposentada da Rede Municipal de  Ensino de Porto Alegre. Vice Presidenta da CTB/RS, licenciada.

§§§

As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora