Coronavírus
|
7 de abril de 2022
|
18:20

Porto Alegre tem queda sustentada nos casos de covid com destaque para cobertura vacinal

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Foto: CC/Mufid Majnun/Unsplash
Foto: CC/Mufid Majnun/Unsplash

O boletim semanal covid-19 da Secretaria Municipal de Saúde  (SMS) indica que o mês de março (semanas epidemiológicas 9 a 13) apresentou queda sustentada no número de novos casos confirmados da doença em Porto Alegre. A queda no número de casos começou na última semana de janeiro e vem se mantendo desde então.

De acordo com os dados da publicação, na primeira semana de março (SE 9), foram confirmados 1.633 novos casos de covid-19; nas semanas seguintes, os números foram, respectivamente, de 1.293 (SE 10), 880 (SE 11), 799 (SE 12) e 25 (SE 13, dado ainda parcial).

A queda também se reflete no número de internações hospitalares e de óbitos. Desde o final de janeiro, as internações por covid-19 têm reduzido de forma gradual. O mesmo acontece com os óbitos, que têm registro de queda em todas as faixas etárias, contrariando o ocorrido nos dois primeiros meses do ano, quando houve aumento na ocorrência de óbitos, especialmente em pessoas acima de 70 anos.

Se analisada a ocorrência de surtos de covid-19 em instituições que abrigam idosos, serviços de saúde, escolas e outros serviços, a queda também é verificada desde meados de janeiro, acompanhando a redução de números de casos positivos na cidade.

A queda sustentada indica um arrefecimento da pandemia da covid-19 em Porto Alegre, em decorrência, especialmente, da cobertura vacinal alcançada, com destaque entre os grupos etários com maior risco para a doença.

Mesmo com a queda contínua no número de novos casos a partir da última semana de janeiro – depois de um aumento expressivo entre o final do ano e o mês de janeiro – é necessário que a população complete o esquema vacinal. “Esse cenário aponta para a manutenção dos cuidados, em especial para a ampliação da cobertura vacinal nos públicos ainda não imunizados com esquema completo”, destaca a gerente da Unidade de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Juliana Pinto.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora