Coronavírus
|
21 de fevereiro de 2022
|
16:48

Porto Alegre vacina mais de 50% das crianças a partir de 5 anos contra a covid-19

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Dia C de vacinação registrou mais de 2,9 crianças imunizadas. Foto: Alex Rocha/PMPA
Dia C de vacinação registrou mais de 2,9 crianças imunizadas. Foto: Alex Rocha/PMPA

Porto Alegre chegou a 62.944 crianças imunizadas contra covid-19, o equivalente a 53,27% do público-alvo estimado, que é de 118.158 crianças de 5 a 11 anos, de acordo com a Prefeitura. O quantitativo corresponde ao período de 19 de janeiro até sábado (19). No balanço anterior, divulgado dia 14, o número de crianças vacinadas era de 47.944, equivalente a 40,57% do público-alvo.

No último sábado, foi realizado o Dia C da Vacinação Infantil, quando mais de 2,9 mil doses foram aplicadas durante a ação, que ocorreu em sete escolas da cidade. “Ficamos muito satisfeitos com o resultado, pois a iniciativa conseguiu mobilizar as famílias para que um número maior de crianças esteja com a proteção da vacina, iniciando o ano escolar com mais segurança”, avalia a diretora de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Caroline Schirmer.

Os pais ou responsáveis legais devem estar presentes no momento da vacinação e manifestar concordância com a imunização. Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de assentimento por escrito. Após a aplicação, as crianças devem aguardar 20 minutos na unidade de saúde para observação.

Os imunizantes disponíveis na Capital são as vacinas pediátricas da Pfizer para crianças a partir de 5 anos e da Coronavac na idade de 6 a 11 anos (exceto imunocomprometidas), ambas autorizadas no Brasil.

Os dados são da SMS, obtidos junto às unidades de saúde que vacinam crianças. Os quantitativos que constam no painel Vacinômetro são menores, já que não era possível registrar as doses no sistema do Ministério da Saúde no início da vacinação.

Os locais de vacinação infantil para esta semana podem ser conferidos neste link.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora