Coronavírus
|
28 de fevereiro de 2022
|
17:12

Covid-19: Confira onde se vacinar em Porto Alegre nesta terça de Carnaval

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Foto: Cristine Rochol/PMPA
Foto: Cristine Rochol/PMPA

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que a vacinação contra a covid-19 em Porto Alegre nesta terça-feira (1º) acontece, das 8h às 17h, em cinco locais: três unidades de saúde estarão abertas para vacinação infantil (Santa Marta, Morro Santana e Clínica da Família José Mauro Ceratti Lopes) e duas para vacinação a partir de 12 anos (Glória e Navegantes). Todas elas receberão também pessoas que precisarem de atendimento clínico e odontológico, incluindo sintomáticos de covid-19. Na Farmácia Distrital Santa Marta, haverá dispensação de medicamentos à população.

Nos três locais da vacinação infantil, haverá aplicação de primeira dose das vacinas Pfizer/BioNTech e Coronavac/Butantan, além da segunda dose de Coronavac para crianças vacinadas com o imunizante há pelo menos 28 dias. Para receber a primeira dose, é preciso apresentar documento de identidade do pai, mãe ou responsável legal e da criança. Os pais devem estar presentes no momento da vacinação ou enviar autorização assinada. Na segunda dose, é preciso levar a carteirinha de vacinação.

Nos dois locais de vacinação de adultos, haverá aplicação de primeira, segunda, terceira e quarta dose. Não haverá aplicação da dose de reforço da Janssen. A primeira dose será oferecida para todas as pessoas com 12 anos ou mais. Para receber a vacina, basta apresentar documento de identidade com CPF.

A segunda dose estará disponível para vacinados com Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech para pessoas com intervalo de oito semanas. A segunda dose de Coronavac/Butantan será oferecida a vacinados com o imunizante há 28 dias (exceto na US Navegantes). Além do documento de identidade, é necessário levar a carteira de vacinação com o registro da primeira dose.

A dose de reforço da Pfizer estará disponível para pessoas com 18 anos ou mais vacinadas com a segunda dose de qualquer imunizante há quatro meses e imunocomprometidos com a segunda dose há 28 dias.

A quarta dose estará disponível para todos os imunocomprometidos acima de 18 anos vacinados com a terceira dose há quatro meses. Para receber a terceira ou quarta dose, imunocomprometidos devem apresentar comprovante da condição de saúde, por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora