Coronavírus
|
14 de janeiro de 2022
|
19:04

RS recebe 1ª remessa de vacinas contra a covid-19 para crianças

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
A carga foi encaminhada do aeroporto para o Centro de Abastecimento e Distribuição da Secretaria da Saúde | Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini
A carga foi encaminhada do aeroporto para o Centro de Abastecimento e Distribuição da Secretaria da Saúde | Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

O Rio Grande do Sul recebeu nesta sexta-feira (12) o primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 destinada ao uso pediátrico, para crianças de cinco a 11 anos.

A remessa de 59,1 mil doses chegou ao Aeroporto Salgado Filho às 13h30, separada em dez caixas térmicas de alta resistência. A carga foi encaminhada ao Centro de Abastecimento e Distribuição da Secretaria da Saúde (SES), onde serão separadas e distribuídas para as regiões e municípios gaúchos na segunda (17) e na terça (18).

A aplicação da vacina em crianças terá início simultâneo em todo o Estado na quarta-feira (19). A imunização começará pelos 96.427 meninos e meninas com alguma comorbidade, como hipertensão, diabetes ou asma, ou imunossuprimidos.

As 862.747 crianças sem comorbidades serão vacinadas na sequência, iniciando pela faixa etária de 11 anos, que deverá ser vacinada já em janeiro. Segundo a SES, em fevereiro deverá iniciar a vacinação dos meninos e meninas de dez e nove anos, e em março, de quem tem oito anos. Para as outras idades, a secretaria aguarda a previsão de remessas de imunizantes pelo Ministério da Saúde.

A imunização de crianças indígenas (3.911) e quilombolas (1.188) ocorrerá de acordo com orientação futura do Ministério da Saúde.

A aplicação ocorrerá em sala exclusiva, com espaço para recepção de crianças e responsáveis, que deverão permanecer no local por 20 minutos. Caso ocorram eventos adversos após a vacinação, eles precisarão ser notificados no e-SUS Notifica, sistema de registro do Ministério da Saúde.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora