Coronavírus
|
19 de janeiro de 2022
|
20:02

Prefeitura de Porto Alegre amplia público apto a vacinação infantil contra a covid-19

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Em Porto Alegre, vacinação infantil começou em janeiro. Novo público de 3 e 4 anos é estimado em 281 mil crianças. Foto: Luiza Castro/Sul21
Em Porto Alegre, vacinação infantil começou em janeiro. Novo público de 3 e 4 anos é estimado em 281 mil crianças. Foto: Luiza Castro/Sul21

A partir desta quinta (20), crianças entre sete e 11 anos de idade, com comorbidade ou deficiência permanente, poderão receber a primeira dose da vacina pediátrica da Pfizer contra a covid-19. A ampliação do público foi determinada pela Prefeitura de Porto Alegre nesta quarta-feira (19), dia que marcou o início da imunização infantil na Capital abrangendo apenas crianças de 10 e 11 anos. A vacinação de indígenas e quilombolas a partir de cinco anos também será mantida.

A imunização estará disponível em sete unidades de saúde, das 8h às 17h: Chácara da Fumaça, Clínica da Família IAPI, Clínica da Família José Mauro Ceratti Lopes, Moab Caldas, Nova Brasília, Santa Marta e Santo Alfredo. Confira aqui os endereços.

A Secretaria Municipal de Saúde também decidiu incluir crianças autistas com idade entre cinco e 11 anos como aptas a receberem a primeira dose da vacina contra a covid-19 em Porto Alegre.

Segundo o governo municipal, a medida visa evitar problemas de avaliação no momento da imunização e inclui crianças com autismo que ainda podem estar em processo de avaliação clínica quanto ao grau de comprometimento. De acordo com o informe estadual, a primeira fase da imunização infantil previa apenas a vacinação de crianças autistas com algum “comprometimento físico, com dificuldade de deglutição ou risco aumentado de aspiração de alimento para vias aéreas, ou pacientes acamados”.

Já a vacinação para a população acima de 12 anos continua em 42 locais nesta quinta-feira: Shopping João Pessoa e 41 unidades de saúde – sete delas com atendimento até as 21h (Belém Novo, Diretor Pestana, Morro Santana, Primeiro de Maio, Ramos, São Carlos e Tristeza).

A aplicação da dose de reforço estará disponível para vacinados com a primeira dose de Janssen até 20 de novembro (dois meses) e para vacinados com a segunda dose dos demais imunizantes até 20 de setembro (quatro meses). Já a quarta dose estará disponível para imunossuprimidos acima de 18 anos vacinados com a terceira dose até 20 de setembro (quatro meses).


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora