Coronavírus
|
30 de setembro de 2021
|
14:45

Profissionais de saúde de Porto Alegre começam a receber 3ª dose contra a covid

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Prefeitura da Capital começou nesta quinta (30) a distribuir as doses nos hospitais. Foto: Nemias Freitas/ SMS/PMPA
Prefeitura da Capital começou nesta quinta (30) a distribuir as doses nos hospitais. Foto: Nemias Freitas/ SMS/PMPA

Os profissionais de saúde de Porto Alegre começam a partir desta quinta-feira (30) a serem vacinados com a dose de reforço (terceira dose) contra a covid-19. Nesta primeira etapa, serão imunizados apenas os funcionários de hospitais e serviços de saúde do município que tenham recebido a segunda dose até 20 de fevereiro.

“A vacinação da categoria começou em janeiro nas instituições de saúde. Seguiremos essa mesma ordem, dando prioridade aos que foram imunizados primeiro”, explica o secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta.

A aplicação das doses ocorrerá nos próprios locais de trabalho. Serão utilizadas doses de Pfizer/BioNTech para a imunização desses profissionais. A abertura de novos públicos depende da chegada de mais doses.

O Núcleo de Imunizações Zona Sul (Nizs) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) começou nesta quinta-feira (30) a distribuição das doses de reforço para aplicação em profissionais de saúde que atuam em hospitais e prontos-atendimentos.

Segundo a SMS, até o final da manhã, 7.194 doses seriam entregues a sete instituições: Santa Casa, Hospital de Clínicas, Grupo Hospitalar Conceição, Hospital Moinhos de Vento, Hospital São Lucas, Hospital Mãe de Deus e Hospital de Pronto Socorro. Também haverá retirada de vacinas no Nizs na sexta-feira (1).

A Prefeitura de Porto Alegre também informa aguardar a chegada de nova remessa de vacinas para iniciar a aplicação da terceira dose em idosos com 60 anos ou mais. Por enquanto, a dose de reforço está disponível apenas para a faixa etária acima dos 70 anos e com esquema vacinal completo há pelo menos seis meses. A ampliação do público para 60 anos foi anunciada nesta terça-feira (28), pelo Ministério da Saúde.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora