Coronavírus
|
9 de agosto de 2021
|
14:08

Porto Alegre anuncia vacinação de pessoas com 25 e 24 anos; confira o calendário

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Falha no sistema do Ministério tem prejudicado obter dados de doses aplicadas e em atraso. Foto: Cristine Rochol/PMPA
Falha no sistema do Ministério tem prejudicado obter dados de doses aplicadas e em atraso. Foto: Cristine Rochol/PMPA

A Secretaria Municipal de Saúde anunciou nesta segunda-feira (9) que irá avançar a vacinação contra a covid-19 para mais duas faixas etárias nos próximos dias. Terça-feira (10) será a vez do público de 25 anos ou mais e, na quarta (11), daqueles com 24 anos ou mais. A ampliação será possível graças à chegada de 35.719 doses na tarde desta segunda.

De acordo com o vacinômetro da Prefeitura, mais de 50% da população adulta da Capital já está com o esquema de imunização completo – com as duas doses ou a dose única. A primeira dose já foi aplicada em 79,6% dos moradores com mais de 18 anos. O governo estadual estima que toda a população adulta possa se vacinar com a primeira dose até o fim do mês de agosto. No entanto, ainda não foi divulgada qual será a estratégia para imunizar pessoas que já poderiam ter recebido ao menos uma dose e até agora não procuraram os locais de vacinação. Com a variante Delta circulando, estima-se que seja necessário um percentual de totalmente imunizados maior do que os 70% da população apontados no início da vacinação.

O Estado recebeu na manhã de hoje mais um lote com 60 mil doses de vacina Coronavac. O voo chegou no Aeroporto Internacional Salgado Filho por volta das 9h15. Nesta mesma noite, chegam outras 125.190 doses de Pfizer. O rateio e a destinação destas doses serão definidos por gestores municipais e estaduais em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), com data e horário a serem definidos.

Das 325.195 doses que estão sendo distribuídas hoje, uma parte, destinada à primeira dose, chegou ao Estado entre sexta-feira (6) e sábado (7) e são 86.800 da Pfizer e 122.850 da AstraZeneca. Outras 115.545 doses de AstraZeneca estavam reservadas há mais tempo na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) e serão distribuídas para quem alcançar o período da segunda aplicação.

O quê: primeira dose contra a covid-19
Público: pessoas com 25 anos ou mais; profissionais de saúde e de apoio à saúde; pessoas com deficiência a partir de 18 anos; pessoas com comorbidades a partir de 18 anos; funcionários das escolas municipais, estaduais e particulares de ensino infantil, fundamental, médio, técnico e superior; gestantes e puérperas, cuidadores de crianças ou adolescentes com deficiência permanente, lactantes (que estejam amamentando bebês com até 12 meses) e adolescentes com comorbidades a partir de 12 anos.
Onde: 12 unidades de saúde e 2 drive-thrus (Big Barra Shopping Sul e Shopping Bourbon Wallig)
Horário: 8h às 17h
Endereços: confira no link

Onde: App 156+POA (agendas para as unidades São Carlos, Morro Santana e Tristeza)
Horário: 18h às 21h (noturno)

Onde: App 156+POA (agendas para as unidades Diretor Pestana, Nossa Senhora de Belém e Passo das Pedras I)
Horário: das 9h às 16h, Passo das Pedras I (das 7h às 17h).

O quê: segunda dose da Coronavac/Butantan
Público: pessoas que receberam a primeira dose há 28 dias
Onde: 19 unidades de saúde
Horário: 8h às 17h
Endereços: confira no link
Onde: App 156+POA (agendas para as unidades Bananeiras, Chácara da Fumaça e Cristal)
Horário: 18h às 21h

O quê: segunda dose da Oxford/AstraZeneca
Público: pessoas que receberam a primeira dose há dez semanas
Onde: 32 unidades de saúde e 20 farmácias parceiras
Horário: 8h às 17h (nas unidades de saúde) e das 9h às 17h (nas farmácias parceiras)
Endereços: confira no link
Onde: App 156+POA (agendas para as unidades Belém Novo, Diretor Pestana, Nossa Senhora de Belém, Santo Alfredo, São Cristóvão e Vila Jardim)
Horário: 10h às 19h

O quê: segunda dose da Pfizer/BioNTech
Público: exclusivamente para gestantes e puérperas que receberam a primeira dose de AstraZeneca/Oxford há dez semanas ou mais
Onde: 12 unidades de saúde
Horário: 8h às 17h
Endereços: confira no link


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora