Coronavírus
|
13 de julho de 2021
|
14:34

Prefeitura de Porto Alegre antecipa aplicação da 2ª dose de AstraZeneca

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Prefeitura da Capital começou nesta quinta (30) a distribuir as doses nos hospitais. Foto: Nemias Freitas/ SMS/PMPA
Prefeitura da Capital começou nesta quinta (30) a distribuir as doses nos hospitais. Foto: Nemias Freitas/ SMS/PMPA

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre comunicou, na tarde desta terça-feira (13), que quem recebeu a primeira dose de Oxford/AstraZeneca há, no mínimo, dez semanas, já pode buscar uma das 32 unidades de saúde ou 21 farmácias parceiras a partir de hoje para completar o esquema vacinal. O atendimento ocorre até as 17h. Os locais podem ser conferidos neste link. Para se vacinar, é preciso apresentar documento de identidade e a carteirinha de vacinação.

Mais cedo, a SMS havia informado, nas redes sociais que a população que ainda não tem 12 semanas de intervalo entre as doses de vacinas da AstraZeneca ou da Pfizer deveria aguardar orientações.

Na segunda, o governo do Estado decidiu reduzir o intervalo entre as doses dos dois imunizantes para dez semanas. A medida tem como objetivo principal aumentar a proteção contra a variante Delta, que tem se mostrado resistente a alguns anticorpos e para a qual as pesquisas apontam que são necessárias as duas doses de imunização para que o organismo esteja protegido.

A Secretaria da Saúde (SES) irá distribuir 308.575 vacinas AstraZeneca às 18 coordenadorias regionais de saúde (CRS) a partir das 10h da quarta-feira (14). Quanto a Pfizer, de acordo com o órgão estadual, até o início de agosto não há intervalo entre doses fechando 10 semanas. Na próxima remessa que chegar ao Estado, deverão ficar reservadas 108.930 doses desse fabricante.

A organização da aplicação das segundas doses, assim como das primeiras, é de responsabilidade dos municípios, que podem escolher a melhor estratégia para atingir o público-alvo em cada situação.

De acordo com a secretária da Saúde, Arita Bergmann, o adiantamento do intervalo entre doses não prejudicará o calendário vacinal estabelecido pelo governo do Estado. A previsão de vacinar 100% da população maior de 18 anos com pelo menos uma dose de vacina contra a covid-19 é 20 de setembro.

A Prefeitura de Porto Alegre também anunciou que moradores com a aplicação da segunda dose da Pfizer em atraso poderão regularizar o esquema vacinal a partir desta quarta-feira (14). Como há poucas doses disponíveis, o serviço será oferecido mediante agendamento. A vacinação com este imunizante havia sido interrompida devido à falta de doses, segundo o Município.

O agendamento está disponível para aplicação da segunda dose nesta quarta em quatro unidades de saúde: Bananeiras, Diretor Pestana, Primeiro de Maio e Rubem Berta, das 8h às 20h. Somente serão vacinadas as pessoas que receberam a primeira dose até 14 de junho. Aqueles vacinados a partir de 15 de junho encaixavam-se na orientação de 12 semanas de espera entre doses, reformulada agora para dez, mas ainda aguardando a chegada de novas remessas do imunizante.

Para fazer o agendamento, basta fazer o download do aplicativo 156+POA, verificar os locais e escolher os horários disponíveis. O serviço está disponível para celulares Android. Para quem não conseguir acessar o aplicativo, a SMS também oferece a opção de agendar pelo Whatsapp da Atenção Primária em Saúde (APS), pelo telefone (51) 3289-2715. Neste canal, há agendas disponíveis para quinta-feira (15), das 8h às 12h.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora