Coronavírus
|
15 de junho de 2021
|
21:23

Porto Alegre passa a adotar intervalo de três meses entre doses da vacina da Pfizer

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Pfizer pediu autorização à Anvisa para novo imunizante. Foto: Ascom Sesau/Carla Cleto
Pfizer pediu autorização à Anvisa para novo imunizante. Foto: Ascom Sesau/Carla Cleto

A Prefeitura de Porto Alegre anunciou nesta terça-feira (15) que irá alterar o intervalo entre a primeira e a segunda doses da vacina da Pfizer. A medida, de acordo com o Município, está sendo tomada “para manter o alinhamento com o Estado e com o Ministério da Saúde”. Assim, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) passará a utilizar intervalo de 12 semanas entre as doses.

A SMS vinha utilizando o prazo de 21 dias, que era o período indicado pelo laboratório fabricante. Desde o início de maio, no entanto, o Ministério da Saúde já orientava intervalo maior. Primeiro imunizante com aprovação de uso concedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a vacina na Pfizer tem orientação de intervalo de 21 dias definido pela agência reguladora.

Tanto o Ministério da Saúde quanto, agora, a Prefeitura de Porto Alegre ancoram a decisão de estender o prazo em pesquisas recentes, realizadas no Canadá e no Reino Unido, que indicam maior eficácia nas vacinas aplicadas com um espaço de até 12 semanas entre a primeira e segunda dose.

De acordo com a SMS, a decisão será seguida pela saúde municipal a partir desta terça-feira (15), mas quem já recebeu a primeira dose do imunizante e tem a data prevista para o retorno, não sofre alteração no cronograma de vacinação.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora