Saúde
|
8 de junho de 2022
|
19:25

Com mais de 400 pacientes aguardando leitos, Porto Alegre pede ajuda ao Estado

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Mauro Sparta e Arita Bergmann se reuniram nesta quarta. Foto: Luize Baini/SMS PMPA
Mauro Sparta e Arita Bergmann se reuniram nesta quarta. Foto: Luize Baini/SMS PMPA

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pediu apoio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), em reunião na tarde desta quarta-feira (8), para ampliar o número de leitos clínicos no Rio Grande do Sul. Dados fornecidos pela Diretoria de Regulação da SMS apontam que 425 pacientes aguardam por internação em hospitais de Porto Alegre. Destes, 52% são de fora da Capital.

A secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, se comprometeu a realizar uma reunião com hospitais da região metropolitana e municípios do interior, para avaliar a possibilidade de ampliar o número de leitos clínicos adultos e de emergência. “Também iremos qualificar a regulação dos pacientes, priorizando o atendimento em seus municípios de origem”, destaca.

Com a chegada das baixas temperaturas e o aumento da circulação dos vírus respiratórios, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem observado aumento na procura por atendimento nos serviços de saúde. Nesta quarta, a taxa de ocupação geral de adultos nas emergências de pronto-atendimentos e hospitais da Capital é de cerca de 180%.

A SMS orienta que, em casos de menor gravidade, os moradores de Porto Alegre busquem alguma das 132 unidades de saúde da Capital.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora