Eleições 2022
|
21 de setembro de 2022
|
09:19

Quaest: Lula oscila para cima e vai a 44%; Bolsonaro tem 34%

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Novo levantamento indica cenário de estabilidade nas intenções de voto de Lula e Bolsonaro. Fotos: Ricardo Stuckert e Agência Brasil
Novo levantamento indica cenário de estabilidade nas intenções de voto de Lula e Bolsonaro. Fotos: Ricardo Stuckert e Agência Brasil

A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (21) aponta que o ex-presidente Lula (PT) voltou a aparecer com 10 pontos percentuais de vantagem em relação ao presidente Jair Bolsonaro no cenário estimulado de intenção de votos para a presidência da República. Na semana anterior, a vantagem estava em oito pontos.

O levantamento da Quaest apresenta a liderança de Lula, com 44% das intenções de voto. Ele é seguido por Bolsonaro, com 34%, Ciro Gomes (PDT), com 6%, Simone Tebet (MDB), com 5%, e Soraya Thronicke (União), com 1%. Os demais candidatos não pontuaram. Brancos e nulos somam 5% e outros 5% dizem estar indecisos.

Na comparação com o levantamento divulgado na quarta anterior (14), Lula oscilou dois pontos. Tinha 42 e foi a 44. Bolsonaro se manteve com o mesmo percentual, enquanto Ciro perdeu um ponto e Tebet ganhou um. Felipe D’Ávila (Novo) aparecia com 1% e, nesta rodada, não pontuou. O percentual de indecisos também oscilou um ponto para baixo. Todas as variações, no entanto, ocorreram dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais, para cima ou para baixo.

Já no cenário espontâneo, aquele em que os eleitores dizem em que irão votar sem seres apresentados a uma lista fechada, Lula e Bolsonaro oscilaram um ponto percentual, indo a 34% e 30%, respectivamente. Ciro tinha 4% e oscilou para 2%. Outros candidatos mencionados somam 3%. Brancos e nulos somam outros 3% e 28% ainda dizem estar indecisos.

O levantamento aponta ainda que 76% dos eleitores dizem já terem definido seus votos para presidente. O percentual de definidos vai a 83% entre eleitores de Bolsonaro e a 81% entre eleitores de Lula. Já para eleitores de Ciro, está em em 47%, enquanto 44% dos eleitores de Tebet dizem estar definidos.

A Quaest aponta ainda que 26% dos eleitores que não declararam votos em Lula ou Bolsonaro no cenário estimulado dizem que ainda podem mudar o voto para Lula com o objetivo de encerrar a disputa já em primeiro turno. Este percentual é de 33% entre eleitores de Ciro, de 24% entre eleitores de Tebet, de 28% entre eleitores de outros candidatos e de 29% entre indecisos.

No principal cenário de segundo turno, Lula também oscilou positivamente, chegando a 50% das intenções de voto. Na semana passada, aparecia com 48%. Já Bolsonaro manteve os mesmos 40% da semana anterior. Brancos e nulos somariam 7% e indecisos somariam 3%.

Entre eleitores de Ciro, 50% dizem que votariam em Lula no segundo turno, contra 18% que votariam em Bolsonaro. Já entre eleitores de Tebet, 35% afirmaram que irão votar em Lula no segundo turno, contra 34% que preferem Bolsonaro.

A 19ª rodada da pesquisa Quaest, contratada pela Genial Investimentos, ouviu 2 mil pessoas com mais de 16 anos entre os dias 17 e 20 de setembro. As entrevistas foram realizadas nas casas dos eleitores em 27 estados.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora