Eleições 2022
|
2 de setembro de 2022
|
19:56

Ipec: Leite tem 38% e Onyx 24% para o Governo; Olívio tem 28% e Ana Amélia 25% para o Senado

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Eduardo Leite e Onyx Lorenzoni. Fotos: Felipe Dalla Valle/ Palácio Piratini e Fernando Frazão/Agência Brasil[
Eduardo Leite e Onyx Lorenzoni. Fotos: Felipe Dalla Valle/ Palácio Piratini e Fernando Frazão/Agência Brasil[

Nova pesquisa Ipec para o governo do Rio Grande do Sul, divulgada nesta sexta-feira (2), traz Eduardo Leite (PSDB) em primeiro lugar nas intenções de voto, com 38%, seguido por Onyx Lorenzoni (PL), com 24%. Edegar Pretto tem 9%, Luis Carlos Heinze (PP), 6%, Vieira da Cunha (PDT), 2% e Argenta, 2%. Paulo Roberto (PCO), Rejane de Oliveira (PSTU), Ricardo Jobim (Novo) e Vicente Bogo (PSB) têm 1% cada um. Carlos Messalla (PCB) não pontuou.

No levantamento anterior, divulgado em 15 de agosto, Leite tinha 32%, Onyx, 19%, e Pretto, 7%. Heinze manteve o mesmo percentual.

Votos brancos e nulos somam 7% e não sabem ou não opinaram, 9%. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

O candidato mais rejeitado pelos entrevistados é Eduardo Leite, com 25%. Onyx vem em seguida, com 18% de rejeição e Pretto logo depois, com 11%.

Já na disputa para o Senado, Olívio Dutra (PT) segue liderando, com 28% das intenções de voto, seguido pela ex-senadora Ana Amélia Lemos (PSD), com 25%. Eles estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro, de três pontos percentuais para mais ou para menos. O vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) aparece na terceira posição, com 18%.

Na pesquisa anterior do Ipec, Olívio tinha 25%, Ana Amélia, 23% e Mourão, 16%.

Os demais candidatos ao Senado aparecem bastante atrás dos três primeiros: Comandante Nádia (PP) tem 3%. Maristela Zanotto (PSC), Paulo Roberto da Rosa (Democracia Cristã) e Professor Nado (Avante) têm 2% cada. Airto Ferronato (PSB) e Fabiana Sanguiné (PSTU) têm 1% cada. Dos entrevistados, 6% disseram que irão votar em branco ou nulo e 12% ainda não escolheram o candidato.

A pesquisa, contratada pelo Grupo RBS, foi realizada com 1,2 mil pessoas em 62 municípios do Estado, entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro. O levantamento foi registrado no TRE-RS sob o número RS-07668/2022.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora