Eleições 2022
|
28 de setembro de 2022
|
18:21

Eleições: e-Título precisa ser instalado até sábado (1º) para ser usado no primeiro turno

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
O download do e-Título no celular ou tablet pode ser feito na App Store e na Google Play. Foto: Divulgação/TSE
O download do e-Título no celular ou tablet pode ser feito na App Store e na Google Play. Foto: Divulgação/TSE

Cerca de 30 milhões de eleitores no Brasil e exterior já ativaram o aplicativo e-Título até esta terça-feira (27). Somente neste ano, foram registradas mais de 13 milhões de ativações. O e-Título substitui o documento em papel e pode ser utilizado como identificação, desde que atualizado e com foto.

A tecnologia é gratuita, está em funcionamento desde 2018 e permite a obtenção da via digital do título de eleitor, além de consultas ao local de votação, pedido de justificativa de ausência, emissão de certidão de quitação eleitoral e nada consta criminal, entre outros serviços.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) orienta os eleitores a baixar ou atualizar o e-Título com antecedência para evitar dificuldades que possam surgir ao deixar a emissão para a última hora. Para usá-lo no primeiro turno da eleição, no próximo domingo (2), o aplicativo precisa ser instalado até a véspera, o sábado (1º). No dia da eleição a emissão do e-Título estará suspensa e só voltará a ser liberada a partir da segunda-feira (3).

Em um eventual segundo turno, marcado para 30 de outubro, a regra é a mesma: só será possível tirar a via digital do título até a véspera, ou seja, 29 de outubro. O download do aplicativo no celular ou tablet, nos sistemas Android e iOS, pode ser feito na App Store e na Google Play.

Quem preferir não usar o aplicativo poderá votar normalmente com o título em papel e, mesmo na ausência do título em papel, é possível votar apenas apresentando documento com foto.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora