Eleições 2022
|
26 de setembro de 2022
|
09:52

BTG/FSB: Lula tem 48% dos votos válidos, Bolsonaro tem 37%

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Lula e Bolsonaro. Fotos: Guilherme Santos/Sul21 e Marco Corrêa/Fotos Públicas
Lula e Bolsonaro. Fotos: Guilherme Santos/Sul21 e Marco Corrêa/Fotos Públicas

O Instituto FSB Pesquisas divulgou nesta segunda-feira (26) mais uma rodada de sua pesquisa de intenção de votos para a presidência da República, apontando que o ex-presidente Lula (PT) chegou a 48% dos votos válidos no cenário estimulado, se aproximando da vitória em primeiro turno. O presidente Jair Bolsonaro (PL) em 37% dos votos válidos, enquanto Ciro Gomes (PDT) tem 8%, Simone Tebet (MDB), tem 5%, e os outros candidatos somados chegam a 3%.

Na comparação com o levantamento divulgado na semana anterior, Lula oscilou positivamente um ponto percentual, tinha 47%, Bolsonaro e Ciro se mantiveram estáveis, Tebet oscilou negativamente um ponto e a soma dos demais candidatos oscilou de 2% para 3%.

Foto: Reprodução

No cenário espontâneo, aquele em que o eleitor não é apresentado a uma lista de nomes de candidatos, Lula oscilou positivamente dois pontos percentuais, de 42% a 44%. Já Bolsonaro se manteve com os mesmos 34% da semana passada. Ciro Gomes oscilou um ponto positivamente, de 4% para 5%, enquanto Simone Tebet manteve 3%. A única outra candidata a pontuar foi Soraya, com 1%. A soma dos outros candidatos citados foi 1%, 5% disseram que não irão votar em ninguém ou irão anular e 7% disseram não saber ou não responderam.

Segundo a pesquisa, 86% dos eleitores já estão decididos sobre em quem irão votar, contra 13% que ainda podem mudar e 2% que não souberam responder. Na semana passada, o percentual de definidos era de 71%, contra 18% de pessoas que diziam que ainda poderiam mudar.

O levantamento aponta ainda que 91% dos eleitores de Bolsonaro e 89% dos eleitores de Lula disseram estar definidos. Os entrevistados que disseram que não irão votar também chegam a 89%, enquanto 35% dos eleitores de Tebet e 37% dos eleitores de Ciro disseram que ainda podem mudar. Entre os demais candidatos, este percentual chega a 45%.

Levando em conta os 13% de eleitores que ainda poderiam mudar de voto até o próximo domingo, 22% deles têm com segunda opção Jair Bolsonaro, 19% Ciro, 15% Lula e 15% Tebet.

No principal cenário de segundo turno, o ex-presidente Lula tem 52% das intenções de voto contra 40% de Bolsonaro. Em relação à semana passada, Lula se manteve estável e Bolsonaro oscilou positivamente um ponto, tinha 39%.

O Instituto FSB Pesquisa ouviu 2 mil eleitores por telefone entre os dias 23 e 25 de setembro. A margem de erro é 2 pontos percentuais, para cima ou para baixo. A pesquisa foi contratada pelo banco BTG Pactual e registrada no TSE sob o número BR-08123/2022.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora