Eleições 2022
|
17 de agosto de 2022
|
10:20

Quaest: Lula tem 45% e Bolsonaro 33% em cenário estável de 1º turno

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Nova rodada da pesquisa Quaest, contratada pelo banco Genial, divulgada nesta quarta-feira (17) aponta um cenário de estabilidade na disputa pela presidência da República. O ex-presidente Lula (PT) lidera com 45% das intenções de voto, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 33%, por Ciro Gomes (PDT), com 6%, e por Simone Tebet (3%).

Vera Lúcia (PSTU), Felipe D’Ávila (Novo), Eymael (DC), Sofia Manzano (PCB), Soraya Thronicke (União) e Leonardo Péricles (UP) não pontuaram. Brancos e nulos somam 6% e indecisos somam outros 6%.

Na comparação com o levantamento anterior divulgado pelo mesmo instituto no início de agosto, Lula e Bolsonaro oscilaram positivamente um ponto percentual. No início do mês, Lula tinha 44% e Bolsonaro tinha 32%.

A pesquisa também tentou medir o impacto do Auxílio Brasil e da redução do preço dos combustíveis nas intenções de voto. Segundo o levantamento, 58% dos eleitores sabem que o autor é Bolsonaro. Em contrapartida, 62% consideram que os ajustes no benefício e no Vale-Gás têm como objetivo principal ajudar a eleição de Bolsonaro, enquanto 33% acreditam que são medidas destinadas a ajudar as pessoas.

A pesquisa aponta ainda que Bolsonaro tem mantido um crescimento constante entre os evangélicos. Nesse grupo, ele subiu 17 pontos percentuais desde março e teria hoje 52% dos votos, contra 28% de Lula. Entre os católicos, a vantagem é de Lula, com 52%, contra 27% de Bolsonaro.

Já o ex-presidente aumentou a sua vantagem entre quem recebe o Auxílio Brasil. Na primeira pesquisa de agosto, Lula tinha 52% e Bolsonaro 29% neste segmento. No levantamento atual, Lula foi a 57% e Bolsonaro caiu para 27%.

Na simulação de segundo turno, Lula tem 51% contra 38% de Bolsonaro.

A pesquisa Genial/Quaest ouviu 2 mil pessoas com mais de 16 anos entre os dias 11 e 14 de agosto. As entrevistas foram realizadas presencialmente.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora