Eleições 2022
|
29 de agosto de 2022
|
10:16

BTG/FSB: Lula tem 43% e Bolsonaro 36% no 1º turno

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Novo levantamento indica cenário de estabilidade nas intenções de voto de Lula e Bolsonaro. Fotos: Ricardo Stuckert e Agência Brasil
Novo levantamento indica cenário de estabilidade nas intenções de voto de Lula e Bolsonaro. Fotos: Ricardo Stuckert e Agência Brasil

O Instituto FSB Pesquisa divulgou nesta segunda-feira (29) uma nova rodada do levantamento de intenção de votos, contratado pelo banco BTG Pactual, para a presidência da República. No cenário estimulado de primeiro turno, o ex-presidente Lula lidera com 43% das intenções de voto, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) apareceu com 36%.

Em relação ao levantamento anterior, divulgado na segunda-feira passada, Lula oscilou negativamente dois pontos percentuais, uma vez que aparecia com 45%, enquanto Bolsonaro permaneceu com o mesmo percentual.

Na terceira colocação, Ciro Gomes (PDT) tinha 6% na semana passada e foi a 9%, crescimento acima da margem de erro. Já Simone Tebet (MDB) tinha 3% e oscilou positivo um ponto, chegando a 4%.

Também pontuaram Pablo Marçal (PROS) e Vera Lúcia (PSTU), ambos com 1%. José Maria Eymael (DC), Soraya Thronicke (União Brasil), Felipe D’Ávila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP) e Roberto Jefferson (PTB) não pontuaram. Brancos e nulos não foram citados e não sabem ou não responderam somam 3%.

 

Pesquisa FSB começou a ser divulgada semanalmente em agosto | Foto: Reprodução

No cenário espontâneo, aquele em que o entrevistado não é apresentado a uma lista fechada com o nome dos candidatos, Lula e Bolsonaro oscilaram negativamente um ponto percentual, aparecendo com 40% e 33%, respectivamente. Ciro Gome também oscilou, mas positivamente, passando de 4% para 6%. Os demais candidatos somados receberam 3% de citações, enquanto 11% disseram estar indecisos e 7% que não irão votar em nenhum.

No principal cenário da simulação de segundo turno, Lula aparece com 52% contra 39% de Bolsonaro. O percentual é o mesmo da semana anterior.

O Instituto FSB ouviu 2 mil pessoas por telefone entre os dias 26 e 28 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para cima ou para baixo, e o intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-08934/2022.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora