Política
|
9 de janeiro de 2023
|
10:17

Mais de 1200 bolsonaristas que estavam em acampamento em Brasília são detidos e levados para a PF

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Ação para desmontar acampamento iniciou na manhã desta segunda (Reprodução/TV Globo)
Ação para desmontar acampamento iniciou na manhã desta segunda (Reprodução/TV Globo)

Uma operação conjunta da Polícia Militar do Distrito Federal e da Polícia Federal começou a desmontar, na manhã desta segunda-feira (9), o acampamento bolsonarista próximo ao quartel-general do Exército em Brasília, que foi usado como base para os atos terroristas contra o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal, na tarde de domingo (8). A ação acontece após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que deu 24 horas para que acampamentos fossem desmobilizados em todo o país.

Cerca de 1.200 pessoas que estavam no acampamento foram detidas e encaminhadas para uma triagem. A TV Globo mostrou a longa fila de ônibus (seriam pelo menos 40 ônibus) levando os e as bolsonaristas para um processo de triagem na Polícia Federal, dando início ao processo de investigação e responsabilização dos atos de violência e depredação praticados contra os prédios dos Três Poderes e contra servidores públicos na tarde de domingo.

“Os golpistas que promoveram a destruição do patrimônio público em Brasília estão sendo identificados e serão punidos”, disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na noite de domingo.

O ministro da Justiça, Flavio Dino, afirmou, na manhã desta segunda, que o interventor federal na Segurança do DF, Ricardo Cappelli, “está dando continuidade ininterrupta ao trabalho iniciado ontem, em relação aos atos terroristas” . “Além das investigações que estão em andamento, o Ministério da Justiça e Segurança Pública criou o e-mail *denuncia@mj.gov.br* para receber informações sobre atentados terroristas”, acrescentou o ministro.

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora