Política
|
24 de junho de 2022
|
17:09

Bolsonaro informou Ribeiro sobre ‘pressentimento’ de operação da PF

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

O ex-ministro da Educação Milton Ribeiro foi informado no dia 9 de junho pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) de que poderia ser alvo de uma operação da Polícia Federal, revelou nesta sexta-feira (24) a Globo News. De acordo com a emissora, em uma ligação interceptada pela PF, Ribeiro diz a sua filha que o presidente lhe disse que teve um “pressentimento” de que o ministro seria alvo.

“Hoje o presidente me ligou, ele está com pressentimento, novamente, que eles podem querer atingi-lo através de mim. É que tenho mandando versículos para ele”, disse Ribeiro na ligação, segundo a Globo News.

Na sequência, a filha do ex-ministro questiona se o presidente queria que Ribeiro parasse de enviar mensagens, mas ele diz que a suspeita de Bolsonaro era de que fosse ocorrer uma “busca e apreensão”.

Ribeiro foi preso pela PF na última quarta-feira (22) em seu apartamento em Santos (SP) após a deflagração da operação Acesso Pago, que investiga a prática de tráfico de influência e corrupção na liberação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. As investigações da PF foram motivadas por um áudio no qual o então ministro dizia que priorizaria a liberação de recursos por indicação dos pastores Gilmar Santos e Arilton Moura a partido do presidente Bolsonaro.

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, que também diz ter confirmado as informações, a conversa entre Ribeiro e a filha ocorreu após a PF pedir a prisão do ex-ministro e dos pastores Gilmar Santos e Arilton Moura.

Na quinta-feira, a Folha também informou que o delegado Bruno Calandrini, da Polícia Federal, enviou uma mensagem a colegas dizendo que houve “interferência na condução da investigação”, citando como indicativo disso o fato de a segunda instância ter cassado uma decisão judicial que determinava a transferência de Ribeiro para Brasília.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora