Política
|
8 de fevereiro de 2022
|
14:33

Ataque hacker derruba site do governo do RS e deixa serviços fora do ar

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Governo explicou que projetos atendem pedido do governador eleito Eduardo Leite. Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini
Governo explicou que projetos atendem pedido do governador eleito Eduardo Leite. Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

O site oficial do governo do Rio Grande do Sul está fora do ar desde a madrugada desta terça-feira (8) devido a um ataque hacker. O ataque também atinge outros sites vinculados ao governo e deixa diversos serviços para a população fora do ar.

Por exemplo, não era possível no início da tarde acessar os sites das secretarias de Saúde, Educação, Segurança, entre outros. O painel de informações sobre a covid-19 permanece no ar.

Também não era possível acessar os sites do Detran e do IGP-P, onde a população gaúcha pode acessar serviços referentes à carteira de motorista e de identidade, respectivamente.

Em nota, a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão reconheceu que houve um acesso indevido a sites do governo e que providências estão sendo tomadas para recolocar no ar os sistemas.

“Nesta madrugada houve um acesso indevido em alguns sites do governo do Estado do RS. Ainda durante a madrugada, a Procergs, por meio de suas monitorias ativas, identificou e bloqueou esta iniciativa. Todas as providências para sanar essa situação já foram tomadas. O evento se deu em um ambiente restrito e sem vazamento de dados. Todos os cuidados estão sendo tomados para retorno dos serviços afetados com a maior brevidade possível”, diz a nota.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora