Política
|
1 de outubro de 2021
|
19:14

Barroso se reúne com parlamentares e trabalhadores para discutir situação do Imesf

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Situação dos funcionários do Imesf segue sendo objeto de questionamentos na Justiça. (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
Situação dos funcionários do Imesf segue sendo objeto de questionamentos na Justiça. (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), recebeu na quinta-feira (30) um comitiva formada por trabalhadores do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família de Porto Alegre (Imesf) e parlamentares de esquerda para discutir uma ação (ADPF 693) que questiona a autorização concedida pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) para a demissão dos profissionais de saúde vinculados ao órgão, uma fundação pública de direito privado da Prefeitura.

“Solicitei a reunião com o ministro Barroso por entendermos que não se pode tirar o emprego de cerca de 600 trabalhadores do Imesf em um momento tão delicado do país e em que a saúde pública se mostrou tão necessária. Alertamos o ministro sobre o risco de insegurança jurídica na decisão, de gastos ainda maiores com o erário em caso de indenização dos trabalhadores por demissão e dos riscos ao atendimento básico de saúde do município. Ele se mostrou bastante atento e afirmou que irá analisar nosso pedido com cuidado”, disse a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS).

Para Júlio Jesien, presidente do Sindisaúde-RS, sindicato que representa parte dos trabalhadores do Imesf, a reunião foi produtiva. “Manter os empregos dos trabalhadores do Imesf é necessário neste momento crítico. A reunião com Barroso mostrou que ainda é possível ter muita luta pela frente”.

Também participaram da reunião os vereadores de Porto Alegre Roberto Robaina (PSOL), Bruna Rodrigues e Daiana Santos (PCdoB), o deputado federal Orlando Silva e Manuela D’Ávila (PCdoB).


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora