Política
|
16 de outubro de 2014
|
21:05

Executiva do PSB/RS avalia desempenho eleitoral e planeja estratégias para o 2° turno

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Executiva do PSB/RS avalia desempenho eleitoral e planeja estratégias para o 2° turno
Executiva do PSB/RS avalia desempenho eleitoral e planeja estratégias para o 2° turno
Foto: Saul Teixeira/PSB
Socialistas gaúchos avaliam situação do partido após o primeiro turno das eleições| Foto: Saul Teixeira/PSB

Da Redação*

“Nacionalmente, o PSB sai fortalecido dessas eleições. Demos uma demonstração de força, de trabalho e de protagonismo. Aqui no Estado, fomos aliados de primeira hora de Sartori e continuaremos firmes na luta para consolidar a vitória no segundo turno”. A avaliação é do presidente do PSB/RS, deputado federal Beto Albuquerque, durante a reunião da Executiva, nesta quinta-feira (16), na sede do PSB gaúcho, em Porto Alegre.

Conforme avaliação da Executiva, a sigla termina o pleito de 2014 fortalecida, com a missão de potencializar a candidatura de José Ivo Sartori ao governo do Estado e engajados na campanha candidatura de Aécio Neves à Presidência da República. Na opinião de Beto Albuquerque, a decisão da Executiva nacional do PSB, que em sua ampla maioria votou pelo apoio a Aécio Neves no segundo turno, revela conexão com o primeiro turno, uma vez que a candidatura de Marina Silva era igualmente oposicionista ao atual governo. “A alternância no poder é fundamental para o país, para a democracia. Saímos do governo, perdemos o Eduardo a trabalho da mudança que defendemos e não poderíamos apoiar o fracasso da administração federal que tanto criticamos”, disse.

Dados da apuração das urnas mostram que o PSB/RS obteve aumento na votação para deputados estaduais e federais, em 2014, em comparação com a eleição de 2010. Na disputa pelas cadeiras na Assembleia Legislativa, os socialistas fizeram 373.659 votos, num total de 6,12% dos votos válidos, contra 283.671 votos, em 2010. Os três candidatos mais votados da sigla, Elton Weber, Lizane Bayer e Miki Breier, que foi reeleito, representarão o PSB na 54ª Legislatura que se iniciará em 2015.

Para a Câmara Federal, os socialistas, somados, obtiveram 399.303 votos, no pleito realizado no dia 5 de outubro, o que configura 6, 77% dos votos válidos. Foram eleitos Heitor Schuch, que atualmente é deputado estadual, e José Stédile, que irá para o segundo mandato. Em 2010, os candidatos a deputado federal do PSB obtiveram 344. 335 votos. Além dos atuais deputados estaduais e federais do PSB, já integrantes da Executiva, participou da reunião o deputado estadual eleito, Elton Weber.

*Com informações da assessoria.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora