Política
|
23 de agosto de 2014
|
03:12

Seminário debate papel de Getúlio Vargas nos 60 anos de morte do estadista

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Seminário debate papel de Getúlio Vargas nos 60 anos de morte do estadista
Seminário debate papel de Getúlio Vargas nos 60 anos de morte do estadista
"Getúlio tratrava o Jango como um filho" l blogspot o arteiro
Seminário quer resgatar papel de Getúlio na construção da política brasileira| blogspot o arteiro

Da Redação*

Para marcar os 60 anos de morte de Getúlio Vargas, a Assembleia Legislativa realiza o seminário “Pensamento, legado político e social do Estadista Brasileiro”nesta segunda-feira (25), a partir das 9h, no Memorial do Legislativo (rua Duque de Caxias, 1029). O  evento integra o projeto Gaúchos da História.

Três painéis abordam os aspectos históricos e o momento político de construção da personalidade de Getúlio Vargas, a organização do Estado no momento de sua  ascendência ao poder e a herança política deixada pelo estadista. Na programação, também está previsto o lançamento da reedição do perfil parlamentar de Vargas ao final do evento  e a inauguração, no hall do Memorial do Legislativo, de exposição com fotos inéditas do homenageado, de autoria do fotógrafo Pedro Flores, e com projeto museográfico da arquiteta Juliana Erpen, contendo documentos igualmente inéditos. A mostra ficará no local até 12 de setembro, podendo ser visitada de de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18 horas.

Inscrições e certificados
As inscrições para o seminário poderão ser feitas no dia do evento no Memorial do Legislativo ou antecipadamente pelo email memorial@al.rs.gov.br. Haverá emissão de certificado aos participantes. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (51) 3210-1674 ou 3210-1673.

A atividade será realizada em parceria com Tribunal Regional do Trabalho da 4º Região, Tribunal Regional Eleitoral do RS, Ministério Público do RS, Tribunal de Justiça, Memorial da Justiça do Trabalho, Memorial da Justiça Eleitoral Gaúcha, Memorial do Ministério Público, Memorial do Judiciário do RS e Instituto Histórico e Geográfico do RS. O evento tem também apoio da UFRGS, Fapa, PUCRS e Escola Judiciária Eleitoral do RS.

Projeto Gaúchos da História
Além de Getúlio Vargas, a Assembleia gaúcha homenageou, ao longo de 2014, Oswaldo Aranha, João Goulart e Leonel Brizola. Foram realizados os seguintes eventos do projeto Gaúchos da História: o painel “Oswaldo Aranha: um gaúcho do mundo”, em 19 de fevereiro, e os seminários “Jango, as Reformas de Base e o Golpe de 1964”, nos dias 3 e 4 de abril, e “Brizola: pensamento, legado político e social do líder trabalhista gaúcho”, em 24 de junho.

Junto com as atividades, também foram realizadas as exposições “Oswaldo Aranha: um Gaúcho do Mundo – cronologia sobre a vida pública e política de Oswaldo Aranha”, em homenagem aos 120 anos do nascimento do político (de 19 a 28 de fevereiro); “Jango, as Reformas de Base e o Golpe de 64”, lembrando os 50 anos do Golpe civil-militar (em abril) e “Brizola: o Estadista da Educação”, lembrando os 10 anos de morte do ex-governador (de junho até 15 de agosto).

Confira a programação completa do seminário sobre Getúlio Vargas:

  • 9h – Credenciamento
  • 9h30- Abertura oficial
  • 10h – Painel 1: Origens e formação. Painelistas: André Lapolli (Arquiteto e Urbanista, mestre em Planejamento Urbano e Regional/Memorial do Judiciário do RS/TJRS) e Cíntia Vieira Souto (Historiadora, mestre em Ciência Política, professora da  Fapa/Ministério Público do RS). Mediação: Miguel F. Espírito Santo (mestre em História,  Procurador de Justiça / Instituto Histórico e Geográfico do RS)
  • 12h – Intervalo para almoço
  • 14h – Painel 2: A Organização do Estado na Era Vargas. Painelistas: desembargadora Magda Barros Biavaschi (mestre em Direito UFSC, doutora e pós-doutora em Economia Aplicada IE-UNICAMP/Memorial da Justiça do Trabalho) e Pedro Cezar Dutra Fonseca  (doutor em Economia USP, professor da UFRGS). Mediação: Fausto J. L. Domingues (historiador/Ministério Público do RS, IHGRGS)
  • 16h – Intervalo
  • 16h30 – Painel 3: Nacionalismo: A Herança Política de Vargas. Painelistas: Alcy Cheuiche  (historiador e escritor), Juremir Machado da Silva (sociólogo, historiador, doutor em Sociologia da Cultura, professor da PUCRS) e Luiz Carlos Rodrigues Duarte (procurador de Justiça). Mediação: Luis Carlos dos Passos Martins (professor adjunto no PPG História/ PUC-RS)
  • 19h – Encerramento  e lançamento de livro: “Parlamentares Gaúchos – Getúlio Vargas: discursos (1903-1929)”|

*Com informações da Assembleia Legislativa do RS

 

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora