Política
|
18 de agosto de 2014
|
19:39

Projeto da prefeitura de Canoas discute 50 Anos do Golpe Militar

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Projeto da prefeitura de Canoas discute 50 Anos do Golpe Militar
Projeto da prefeitura de Canoas discute 50 Anos do Golpe Militar
| Foto: Secom/PMC
Os encontros acontecem sempre às 19h, no Salão de Atos do Unilassale | Foto: Secom/PMC

Da Redação

Nesta quarta-feira (20), inicia mais um ciclo do Projeto DNA do Brasil. Desenvolvido pela prefeitura de Canoas, o projeto propõe debates de cunho histórico, filosófico e político. Os encontros acontecem sempre às 19h, no Salão de Atos do Centro Universitário La Salle (Unilassale). Neste ano, o tema abordado trata dos “50 anos do Golpe Militar”. A primeira fase dos debates ocorreu em junho, com a participação dos escritores Zuenir Ventura e Milton Hatoum.

Os debatedores convidados são o jornalista Rafael Guimaraens e o arquiteto Cláudio Levitan. Guimaraens foi editor de Política do jornal Diário do Sul, do grupo Gazeta Mercantil. Em 1986, editou o livro “Legalidade – 25 anos”. Em 2011, ele coordenou a edição do livro “Coojornal – jornalistas sob o regime militar”. Neste mesmo ano, produziu o roteiro do espetáculo “Legalidade – o Musical”, em comemoração aos 50 anos da Campanha da Legalidade.

Levitan é autor de espetáculos infantis, como “A maldição do castelo” e a opereta “Pé de Pilão”. Ele escreveu “O porão misterioso”, em 2009, e recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura Infantil no ano seguinte. É músico e já gravou três CDs, com os quais ganhou vários prêmios. Foi artista atuante durante o regime militar.

Confira a programação dos próximos ciclos:

Dia 5 de setembro

-Carmen Craidy é professora aposentada. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1964). Tem mestrado em Sciences de L’éducation – Université Paris Descartes (1972) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996). Foi militante durante a ditadura, tendo sido exilada durante oito anos.

-Caroline Silveira Bauer é professora de História Contemporânea na Universidade Federal de Pelotas e colunista da Revista Carta Maior. Doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universitat de Barcelona, ela atua com ênfase no estudo das ditaduras de segurança nacional do Cone Sul

Dia 2 de outubro

-Nilo Piana de Castro é doutor em Ciência Política pela UFRGS. Tem experiência na área de História, com ênfase em história Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: Cinema e História; Cinema e Ensino de História; Televisão e História e Política. É professor de História no Colégio de Aplicação da Ufrgs

-Suzana Lisboa é militante de Direitos Humanos e componente da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos.

Dia 6 de novembro

-Cesar Dorfman é Arquiteto. De 1976 a 2010, trabalhou como professor da Ufrgs. É compositor, com vários prêmios em concursos e inúmeras músicas gravadas. Em seu livro “Havana 63”, ele remonta a história vivenciada pelo autor no Encontro Internacional de Professores e Estudantes e do VII Congresso da União Internacional de Arquitetos de Havana, em Cuba, em 1963. Dorfman também aborda as consequências na vida dos participantes dos eventos em Cuba, após a instalação das ditaduras militares nos países sul-americanos.

-Ana Colling possui graduação em Estudos Sociais (1978) e em Geografia pela Unijui (1980); Especialização em História da América Latina pela Ufrgs (1982), mestrado em História do Brasil pela Ufrgs (1994) e Doutorado em História pela Pucrs (2000). Atua, principalmente, nos seguintes temas: feminismo, relações de gênero, ditadura militar, memória.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora