Internacional
|
13 de março de 2022
|
19:17

Com sinais de avanço, Rússia e Ucrânia marcam nova rodada de negociações

O negociador russo Leonid Slutski disse que pode haver acordo no próximos dias. Foto: Alexander Kryazhev/POOL/TASS
O negociador russo Leonid Slutski disse que pode haver acordo no próximos dias. Foto: Alexander Kryazhev/POOL/TASS

Da ANSA

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, anunciou neste domingo (13) que uma nova rodada de negociações entre as delegações da Rússia e da Ucrânia será realizada nesta segunda-feira (14), por videoconferência.

A declaração foi dada pouco tempo depois do conselheiro do presidente ucraniano Volodymyr Zelenski, Mikhailo Podoliako, indicar que a Ucrânia não pretende recuar, mas disse que os diálogos têm avançado.

“Não vamos ceder em princípio em nenhuma posição, a Rússia agora entende isso. [Mas] a Rússia já está começando a falar de forma construtiva”, afirmou ele, em um vídeo divulgado nas redes sociais. “Acho que alcançaremos alguns resultados literalmente em questão de dias.”

Segundo Podoliako, as demandas ucranianas “são o fim da guerra e a retirada das tropas”. “Vejo um entendimento e há um diálogo”, concluiu.

Para o negociador russo Leonid Slutski, citado pela agência de notícias RIA, as negociações fizeram progressos substanciais e podem aumentar “nos próximos dias em uma posição conjunta de ambas as delegações, em documentos para assinatura”.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora