Geral
|
16 de novembro de 2022
|
11:48

Morre Isabel, ícone do vôlei e nomeada para transição de Lula

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Isabel disputou dois jogos olímpicos nas quadras e foi campeã mundial na areia | Foto: COB/Divulgação
Isabel disputou dois jogos olímpicos nas quadras e foi campeã mundial na areia | Foto: COB/Divulgação

A ex-jogadora de vôlei Isabel Salgado faleceu nesta quarta-feira (16) aos 62 anos, em São Paulo. Ela estava internada no Hospital Sírio-Libanês.

A causa da morte não foi oficialmente divulgada. Contudo, segundo o jornalista Demétrio Vecchioli, do UOL, a produtora de cinema Paula Barreto informou em mensagem ao grupo Esporte Pela Democracia, do qual Isabel faria parte, que a ex-jogadora lhe contou que estava com fortes sintomas gripais na segunda-feira, mas que havia testado negativo para covid.

Após passar mal na noite de segunda, Isabel foi ao hospital na terça, quando foi internada no CTI. De acordo com Paula, a equipe médica teria então detectado que o pulmão de Isabel havia sido comprometido por uma bactéria. A ex-jogadora foi entubada e sofreu uma parada cardíaca às 4h desta quarta, segundo a mensagem.

Nas quadras, Isabel fez parte da seleção brasileira nas Olimpíadas de 1980, em Moscou, e 1984, em Los Angeles. Posteriormente, também teve uma destacada carreira no vôlei de praia, conquistando o campeonato mundial da categoria em 1994, ao lado de Jaqueline Silva.

“O Comitê Olímpico do Brasil (COB) externa o seu mais profundo pesar pelo falecimento, aos 62 anos, de Isabel Salgado, uma das mais importantes e talentosas jogadoras brasileiras de vôlei. (…) Maria Isabel Barroso Salgado nasceu no Rio de Janeiro, em 02 de agosto de 1960, e começou a praticar vôlei no Flamengo, aos 12 anos. Graças ao seu talento, em 1980 a atacante se tornou a primeira jogadora brasileira a atuar na Europa, no Modena, da Itália. (…) Na seleção brasileira, disputou os Jogos Olímpicos Moscou 1980 e Los Angeles 1984 e os Jogos Pan-americanos San Juan 1979 e Caracas 1983. Ficou marcada pela liderança que exercia dentro e fora das quadras”, diz nota de pesar do COB.

Fora das quadras, a atleta também se destacou pelos posicionamentos sociais. Em 8 de novembro, ela teve o nome anunciado para participar do governo de transição do presidente eleito Lula. Ela participaria do grupo temático do Esporte.

O perfil de Lula nas redes sociais também divulgou nota de pesar. “Isabel Salgado não foi apenas um símbolo para o esporte, mas também de luta na defesa de seus ideais. Seu pioneirismo no esporte abriu as portas para muitas brasileiras. Suas conquistas levaram o Brasil a outro patamar na história do vôlei feminino. Uma referência tanto na quadra quanto na praia, foi convidada a integrar o Grupo Técnico de Esporte no Gabinete de Transição por sua competência como atleta e voz ativa por um país mais justo”, diz a nota.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora