Geral
|
22 de outubro de 2022
|
10:21

Porto Alegre sedia em novembro Trienal de Arquitetura e Urbanismo

Por
Luciano Velleda
lucianovelleda@sul21.com.br
Projeto
Projeto "Nenhuma casa sem banheiro" é um dos que será apresentado e debatido no evento. Foto: Luiza Castro/Sul21

Com o objetivo de debater temas do interesse de arquitetos e urbanistas, mas também com apelo junto à sociedade, Porto Alegre sediará entre os dias 16 e 19 de novembro a Trienal de Arquitetura e Urbanismo. O evento no Theatro São Pedro e no Solar do IAB tem na programação uma série de palestras, oficinas, atividades culturais, exposições e premiações.

Entre os temas que serão discutidos por profissionais, estudantes da área, sociedade e convidados, estão a assistência técnica para habitação de interesse social (ATHIS), o urbanismo, patrimônio histórico e cultural, software livre, inovação, acessibilidade, entre outros.

Tiago Holzmann da Silva, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), promotor da Trienal, explica que os temas escolhidos surgiram das atividades e ações que o CAU desenvolve. Questões como o patrimônio histórico e cultural, por exemplo, são assuntos que a entidade lida há bastante tempo, assim como a habitação de direito social, a assistência técnica e o projeto “Nenhuma Casa Sem Banheiro”, compondo um conjunto de iniciativas na área da moradia popular. 

Outros temas vêm de comissões que o CAU tem se dedicado mais recentemente, como os Planos Diretores das cidades e as novas tecnologias vinculadas ao exercício da profissão. É nesse sentido que a Trienal de Arquitetura e Urbanismo irá debater o software livre, um projeto que a entidade desenvolve há quase um ano junto com a Federação Nacional de Arquitetos.

“Esse projeto tem o objetivo de promover e divulgar o software livre para os arquitetos. Na nossa atividade de escritório, a gente tem a necessidade de utilizar uma série de programas, como de desenho, renderização, organização do escritório, geo especialização, o pacote Office. A gente identificou esses softwares que substituem o software proprietário comercial e decidimos fazer um projeto de divulgação e formação dos profissionais arquitetos nestes softwares, porque o custo do software comercial é muitas vezes proibitivo para ser mantido”, explica o presidente do CAU. 

Segundo ele, é comum jovens profissionais, arquitetos recém-formados, não terem recursos suficientes para bancar o conjunto de softwares de forma legal. “Isso joga esses colegas numa situação de informalidade com relação a essa utilização e tem sido um problema cada vez mais grave”, enfatiza. A iniciativa do CAU com o software livre será apresentada e divulgada durante a Trienal.

Relação entre pistas de skate e arquitetura será tema com o arquiteto criador do Skate Park da Orla do Guaíba. Foto: Luiza Castro/Sul21

O presidente do CAU avalia haver um avanço significativo na conscientização das pessoas sobre a qualidade de vida nas cidades e o meio ambiente, por exemplo. O assunto, ele destaca, se conecta com os debates do planejamento urbano que têm ocorrido atualmente, como o Plano Diretor em Porto Alegre. 

A programação da Trienal inclui um seminário com atividades relacionadas ao debate do  Plano Diretor, com convidados inclusive de fora do Rio Grande do Sul, com o intuito de debater a questão.

“É uma pauta que vem, desde sempre, sendo trabalhada pelos arquitetos e teremos mesas destinadas a esse tema na programação da Trienal. Por outro lado, a gente tem forças que reagem, muitas vezes com sucesso, contra essa preservação do meio ambiente como sendo uma premissa de planejamento da cidade. Então a gente está sempre no embate entre o interesse econômico de alguns grupos e o interesse de toda a sociedade pela qualidade de vida na cidade”, afirma Holzmann.

Ele explica que a Comissão de Política Urbana e Ambiental do CAU apresentará no evento uma tese que orientará o trabalho da entidade no tema dos planos diretores. A intenção é que a tese e possa levar a ações concretas de fiscalização e parceria com municípios. “Queremos colocar na rua essas propostas para evitar algumas distorções que a gente percebe que são frequentes sobre o plano diretor”, pondera.

Entre as presenças confirmadas na Trienal de Arquitetura e Urbanismo em novembro, o grande destaque é a arquiteta e urbanista Stephanie Ribeiro, apresentadora do programa Decora, do canal GNT. Ela participará da palestra na noite de 18 de novembro, num debate que contará com as participações de Tainá de Paula, vereadora do Rio de Janeiro e ativista das lutas urbanas, especialista em patrimônio cultural e mestre em urbanismo, e Maria Elisa Baptista, presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).

Outro destaque do evento será a relação do skate com a arquitetura. O tema será abordado na tarde do dia 17 de novembro pelo arquiteto e urbanista Fred Cheuiche, responsável pelo Skate Park da Orla do Guaíba e um dos maiores projetistas de pista de skate do Brasil.

O projeto Nenhuma Casa Sem Banheiro, parceria do CAU com o governo estadual e prefeituras do RS, será apresentado em seminário. O projeto surgiu durante a pandemia do novo coronavírus como ação emergencial no âmbito da assistência técnica para habitação de interesse social nas cidades de Caxias do Sul, Canoas, Pelotas e no Distrito Federal. A iniciativa encontra-se em execução e a estimativa, de acordo com Holzmann, é chegar ao final do ano com cerca de 600 famílias atendidas pelo CAU no RS e mais 1.500 pelo governo do Estado.

O projeto Casa Saudável, também iniciativa do CAU/RS, será a palestra principal da noite de 17 de novembro. O projeto propõe a inserção de arquitetos e urbanistas nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF-SUS) para o trabalho junto às Equipes de Saúde da Família. O objetivo é promover a saúde da população por meio da melhoria da moradia e do seu entorno.

A Trienal de Arquitetura e Urbanismo apresentará ainda as propostas vencedoras do concurso Iconicidades para as cinco cidades contempladas. Na última noite, haverá a cerimônia unificada de premiação do Prêmio IAB para formandos, Prêmio AAInteriores, Arquiteto do Ano do SAERGS e da 4ª edição do Prêmio CAU/RS homenageando o arquiteto Luiz Antônio Veríssimo. 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora