Geral
|
17 de agosto de 2022
|
19:25

Defesa Civil alerta para possibilidade de chuvas intensas e queda da temperatura na Capital

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Defesa Civil alerta para previsão de chuvas fortes na Capital. Foto: Alex Rocha/PMPA
Defesa Civil alerta para previsão de chuvas fortes na Capital. Foto: Alex Rocha/PMPA

A Defesa Civil Municipal de Porto Alegre divulgou um alerta preventivo para a ocorrência de temporais isolados e acumulados de chuvas (20 a 50 milímetros), com vento forte (rajadas entre 40 e 60 quilômetros por hora), eventual queda de granizo e descargas elétricas. O evento poderá começar na noite desta quarta-feira (17) e se estender até a manhã do dia seguinte. A instabilidade perde força no decorrer da quinta-feira (18) e as temperaturas sofrerão declínio devido ao avanço de uma massa de ar polar pelo Estado.

O alerta segue os prognósticos da Sala de Situação do Estado (Sema-RS) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A Comissão Permanente de Atuação em Emergência (Copae), integrada por diversos órgãos municipais e estaduais, está em alerta acompanhando as atualizações da previsão do tempo, com equipes prontas para atendimento à população.

A Defesa Civil orienta que a população evite transitar na rua durante o período do alerta, abrigue-se em local seguro, não enfrente o mau tempo, mantenha-se afastada de postes, árvores e placas de sinalização e publicitárias, não entre em alagamentos, observe alterações nas encostas e evite usar aparelhos eletrônicos ligados à rede elétrica.

Em caso de dúvidas e emergências, ligue para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).

Mais 50 vagas de acolhimento estarão disponíveis em apoio à rede municipal nesta quinta e na sexta, a partir das 19h no ginásio da Associação dos Funcionários do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), na rua Conde D’Eu, 66, bairro Santana. As vagas são destinadas às pessoas em situação de rua e eventuais desabrigados, devido à previsão de temporal na cidade, acúmulo de águas e queda de temperaturas.

O acesso ao espaço do ginásio é por demanda espontânea, ou seja, as pessoas em situação de rua podem buscar o acolhimento ou aguardar as equipes do Ação Rua solicitadas via Central de Abordagem. As pessoas que acessarem o local recebem kit higiene, banho, jantar, lanche e café da manhã. A rede municipal conta com outras 240 vagas em albergues noturnos.

Rede de atendimento noturno:

Albergue Dias da Cruz:  Albergue 12h
Avenida Azenha, 366 – bairro Azenha

Albergue Acolher 1 – albergue 12h
Rua Dr. João Simplício, 38 – bairro Vila Jardim

Albergue Acolher 2 – albergue 12h
Rua 7 de Abril, 315 – bairro Floresta


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora