Geral
|
27 de agosto de 2022
|
18:09

Defesa Civil alerta para a possibilidade de ventos fortes em Porto Alegre

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Foto: Alex Rocha/PMPA
Foto: Alex Rocha/PMPA

A Defesa Civil de Porto Alegre lançou um alerta preventivo para a ocorrência de vento forte, com rajadas entre 60 e 95 quilômetros por hora. Os ventos podem começar no início da noite deste sábado (27), se entendendo até o final da manhã de domingo (28).

Os ventos fortes podem ocorrer por conta da chegada de uma nova frente fria no sul do Brasil, que trará chuvas intensas, queda de temperatura e geadas em várias regiões, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A partir da próxima madrugada, as temperaturas na Capital vão cair no mínimo 5°C em relação aos dias anteriores.

De acordo com o Instituto, para este sábado há a previsão de chuvas, que podem ser fortes, no Rio Grande do Sul. Já no domingo (28), a concentração de chuvas no país deverá ser do norte do Rio Grande do Sul até o Paraná. Na segunda-feira (29), haverá ainda a formação de geada no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Nas serras gaúchas as temperaturas mínimas deverão variar entre -4ºC e 2ºC.

Nos próximos dias, a massa de ar frio também deve derrubar as temperaturas em outras regiões do país, como Mato Grosso do Sul, sul e oeste de Mato Grosso, em Rondônia e sul do Acre, além da Região Sudeste.

De acordo com a Defesa Civil de Porto Alegre, a Comissão Permanente de Atuação em Emergência (Copae), integrada por diversos órgãos municipais e estaduais, está em alerta acompanhando as atualizações da previsão do tempo, com equipes prontas para atendimento à população.

O órgão orienta que a população evite transitar na rua durante o período do alerta, abrigue-se em local seguro, não enfrente o mau tempo, mantenha-se afastada de postes, árvores e placas de sinalização e publicitárias, não entre em alagamentos, observe alterações nas encostas e evite usar aparelhos eletrônicos ligados à rede elétrica. Em caso de dúvidas e emergências, é possível ligar para a Defesa Civil (199) ou para o Corpo de Bombeiros (193).

*Com informações da Agência Brasil e da Prefeitura de POA 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora