Geral
|
30 de julho de 2022
|
10:44

Trabalhadores do Judiciário reivindicam 32% de readequação na matriz salarial

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Após assembleia, trabalhadores foram até o Tribunal de Justiça. Foto: Sindjus/RS
Após assembleia, trabalhadores foram até o Tribunal de Justiça. Foto: Sindjus/RS

Trabalhadores e trabalhadoras do Judiciário gaúcho participaram, nesta sexta-feira (29), da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) do Sindjus/RS e aprovaram proposta apresentada pela direção sindical para pleitear 32% de reajuste salarial e revisão das verbas indenizatórias. Após a Assembleia, foi realizada uma caminhada até o Tribunal de Justiça. Com faixas, bandeiras e cartazes, a categoria expressou seu descontentamento com a desigualdade salarial no Judiciário.

Em viagem a Passo Fundo, a presidenta do TJRS, Iris Medeiros, determinou que o Sindjus/RS fosse recebido pelo secretário da Presidência, André de Carvalho, e pelo assessor especial da Presidência, Ivandre Medeiros. Durante a reunião, os dirigentes informaram a pauta de reivindicações da Assembleia Geral, e que o ofício já foi remetido para o e-mail da Presidência. Os assessores se comprometeram em apresentar, na próxima semana, as demandas do sindicato.

Durante a assembleia, foram apresentados estudos apontando a viabilidade da margem de 32,46% para a revisão da matriz salarial dos trabalhadores. “Chegamos a esse índice com base em três elementos, que são primordiais em qualquer negociação salarial: o quanto se perdeu, a margem fiscal e a margem financeira”, pontuou Cid Cordeiro, assessor econômico do Sindjus, afirmando que TJRS pode suportar esse aumento de despesa com pessoal sem comprometimento dos limites prudenciais da lei de responsabilidade fiscal.

Durante a AGE, também foi aprovado/debatido o ingresso de denúncia no Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS) sobre o pagamento da Gratificação por Acúmulo de Acervo a um grupo de magistrados, sem que, no entanto, exista previsão legal para tal benefício.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora