Geral
|
20 de junho de 2022
|
18:20

IBGE inicia Censo 2022 com pesquisa prévia do entorno dos domicílios

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
No RS, em torno de 1,3 servidores do IBGE percorrerão as ruas do estado. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
No RS, em torno de 1,3 servidores do IBGE percorrerão as ruas do estado. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O IBGE lançou, nesta segunda-feira (20), a Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios 2022, operação que marca o início do Censo no Brasil. Agentes censitários percorrerão até o dia 12 de julho todos os logradouros localizados em áreas urbanas em todos os 497 municípios gaúchos e nos mais de 5.570 municípios brasileiros.

Leia mais:
Após 12 anos, censo demográfico do IBGE volta a ser realizado em 2022; entenda como funcionará

Serão cerca de 1,3 mil servidores do IBGE nas ruas do Rio Grande do Sul e 22 mil em todo o País observando se em cada quadra há pavimentação, boca de lobo, iluminação pública, ponto de ônibus, rampa para cadeirante, arborização, entre outros elementos. Nesta fase, não serão feitas entrevistas, a coleta das informações será apenas por observação. Segundo o IBGE, os quesitos investigados servirão de subsídio para uma série de políticas públicas, envolvendo temas como saneamento básico, mobilidade urbana, inclusão social, segurança pública e meio ambiente.

“A pesquisa vai ajudar as cidades brasileiras a atingir o Objetivo 11 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030, que trata das cidades sustentáveis”, explica Luís Eduardo Puchalski, coordenador operacional do Censo no RS.

A Pesquisa do Entorno tem o objetivo de auxiliar na preparação do trabalho de campo dos recenseadores. Com ela, agentes censitários supervisores avaliam características importantes para o posterior trabalho do recenseador, como, por exemplo, novos logradouros, novos edifícios e melhor forma de acesso ao local.

“Estamos contratando 13 mil pessoas para o Censo aqui no Estado. É uma operação grandiosa e o apoio das autoridades municipais é fundamental. Nós precisamos conscientizar a população de, primeiro, receber o IBGE. E, segundo, prestar informações fidedignas”, pediu José Renato Braga de Almeida, chefe Unidade Estadual do IBGE, durante lançamento da Pesquisa do Entorno na Câmara de Porto Alegre.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora