Geral
|
30 de maio de 2022
|
16:53

Projeto de lei pretende liberar churrasquinho nas calçadas de Porto Alegre

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Código de Posturas atual proíbe fazer fogo em logradouros. Foto: Maria Ana Krack / PMPA
Código de Posturas atual proíbe fazer fogo em logradouros. Foto: Maria Ana Krack / PMPA

Muitos não sabem, mas o Código de Posturas do Município de Porto Alegre proíbe a realização de churrasco nas calçadas. Para mudar essa realidade, o vereador Felipe Camozzato (Novo) propõe um projeto de lei que revogue o inciso XXVII do artigo 18 do Código e libere o uso de churrasqueiras nas calçadas da Capital. O inciso em questão proíbe “acender fogo fora dos locais determinados”.

“Este dispositivo do Código de Posturas impede que as pessoas façam os tradicionais churrasquinhos na rua, que são marca cultural e exercício de cidadania em quase todos os municípios gaúchos”, explica Camozzato.

O vereador argumenta que, numa visão moderna de cidade, há a necessidade dos moradores ocuparem as ruas e os espaços urbanos da cidade. Segundo o parlamentar, Porém, dispositivos como este do Código de Posturas são incompatíveis com o “regime de liberdade, individualidade e cidadania” desejável para uma democracia liberal e moderna.

“Recentemente, a fiscalização sobre os churrascos de rua foi intensificada pela mudança na atuação da Guarda Municipal, tornando mais premente a revogação do referido dispositivo. Ademais, o artigo 18 possui outros incisos, como o IX, que asseguram o desembaraço dos logradouros públicos, de modo que este projeto não traz nenhum prejuízo ao trânsito de pedestres ou, ainda, à boa convivência nas vias públicas da cidade”, sustenta o vereador.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora