Geral
|
27 de abril de 2022
|
11:33

Fórum Social: painel propõe discussão sobre regulação das redes sociais

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Painel ocorre nesta sexta e terá transmissão online | Foto: Reprodução
Painel ocorre nesta sexta e terá transmissão online | Foto: Reprodução

As constantes transformações no ambiente virtual e a ausência de uma legislação clara no Brasil são o tema do painel “As redes sociais e os riscos para a democracia”, que ocorre nesta sexta-feira (29), às 16h30, no auditório da PRR4 (rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 800), em Porto Alegre. O painel faz parte do Fórum Social Mundial Justiça e Democracia (FSMJD), que começou na terça-feira (26) e vai até o sábado (30) na capital gaúcha.

Leia mais:
Marcha abre fóruns sociais da Resistência e de Justiça e Democracia em Porto Alegre

Participam do diálogo a promotora de Justiça do Distrito Federal Alessandra Queiroga, a jornalista e pesquisadora Sandra Bitencourt Genro e o sociólogo Sérgio Amadeu. Eles vão debater a influência das redes sociais na eleição de outubro, a falta de regramento e o projeto 2630, conhecido como PL das Fake News, que teve o pedido de urgência rejeitado pela Câmara dos Deputados e não deve ser votado este ano.

“As redes sociais online integram a esfera pública. Ocorre que elas não são territórios neutros, onde as discussões são levadas sem a interferência dos seus sistemas algorítmicos, sem a interferência da modulação de atenções que as plataformas fazem por diversos interesses, principalmente o de monetização. Então, precisamos discutir como essas plataformas podem ser reguladas diante das implicações gigantescas que elas têm para a democracia”, diz Sérgio Amadeu.

O FSMJD conta com a participação de mais de 150 instituições e movimentos que apostam na reunião de forças progressistas, democráticas, populares e humanistas para construir saídas para a construção de Sistemas de Justiça mais democráticos.

O evento será transmitido pelo canal do MPF no Youtube.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora