Geral
|
30 de março de 2022
|
13:51

Prefeitura de Porto Alegre suspende ônibus D43 e reforça linhas 343 e 353

Por
Luís Gomes
luisgomes@sul21.com.br
Linha D43 deixará de circular a partir de segunda | Foto: CUT-RS
Linha D43 deixará de circular a partir de segunda | Foto: CUT-RS

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) de Porto Alegre informa que, a partir da próxima segunda-feira (4), a circulação da linha D43, que parte dos arredores do Mercado Público e vai até o Campus do Vale (UFRGS), será suspensa. O anúncio provocou críticas de vereadores nas redes sociais, mas a EPTC diz que o público não será prejudicado, uma vez que outras linhas terão horários aumentados.

Segundo e EPTC a suspensão da linha D43 é resultado da unificação dela com outros duas linhas, a 343 e a 353, que terão a oferta ampliada em oito e 14 viagens diárias, respectivamente. As três linhas são operadas pela Carris.

“A linha D43 será suspensa, mas os clientes serão atendidos pelas linhas remanescente que terão ampliação de oferta e ônibus até as 23h atendendo o campus da UFRGS”, diz nota da EPTC.

A entidade defende que não se faz mais necessário uma linha direta para o itinerário após a implementação de faixas exclusivas de ônibus ao longo do trajeto.

“Era uma linha direta, que não parava em todos os pontos de parada. O ganho de tempo ocorria na Ipiranga. Com o corredor em comboio (faixa exclusiva) não existe mais ganho de tempo e sua operação não faz mais sentido”, diz a nota.

A decisão, contudo, foi criticada por vereadores de oposição ao governo de Sebastião Melo (MDB), que destacam que a linha importante para o atendimento de estudantes universitários da Capital — a D43 atende três campi da UFRGS e a sede da PUCRS.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora