Geral
|
1 de fevereiro de 2022
|
19:10

Iris Helena toma posse e se torna a primeira mulher na presidência do TJ

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini
Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

A desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira se tornou a primeira presidenta do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Empossada na tarde desta terça-feira (1º), a desembargadora é a primeira mulher a chefiar o Judiciário estadual. Além da presidenta, três vice-presidentes e o novo corregedor-geral também assumiram os cargos na nova administração.

Natural de Pelotas, Iris Helena é juíza há 35 anos. Em 2016, ela já havia entrado para a história do Judiciário ao ser a primeira a ocupar o cargo de Corregedora-Geral de Justiça. Iris Helena também é uma das poucas mulheres negras na magistratura. De acordo com a Pesquisa sobre Negros e Negras no Poder Judiciário, realizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2021, o Rio Grande do Sul é o segundo Estado com menor percentual de magistrados negros, com apenas 1,9% do quadro.

Em seu discurso de posse, Iris Helena afirmou que “pela primeira vez na história de quase 150 anos desta Casa, uma mulher discursa na posição de Presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, fato que muito me honra por representar o ápice de uma trajetória de vida embasada sempre no respeito às pessoas e na busca incessante pelo conhecimento”.

De acordo com Iris Helena, sua gestão “estará focada nos preceitos da experiência, proatividade e espírito inovador”. Ela também salientou o papel do Judiciário no apoio à implementação do Regime de Recuperação Fiscal e o objetivo de concluir o programa de digitalização processual da justiça gaúcha.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora