Geral
|
24 de junho de 2021
|
18:03

DCE entra com ação liminar contra a UFRGS pedindo prazo para regularização de alunos desligados

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Manifestação contra o desligamento de estudantes cotistas diante da Reitoria da UFRGS | Foto: Pedro Feltrin
Manifestação contra o desligamento de estudantes cotistas diante da Reitoria da UFRGS | Foto: Pedro Feltrin

Nesta quinta-feira (24), o Diretório Acadêmico (DCE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) entrou com uma ação liminar contra a universidade para que seja aberto um novo prazo de entrega da documentação para os alunos com matrícula provisória que foram desligados no início de junho.

A liminar, apresentada na 8° Vara Federal de Porto Alegre, foi elaborada após o desligamento de 195 alunos, em sua maioria cotistas socioeconômicos, no dia 7 de junho, solicitando que seja aberto um período de 15 dias para o envio das comprovações requisitadas no edital. A medida requer ainda que a instituição passe a fazer a intimação dos candidatos via ligações e e-mail.

Victória Farias, integrante do Grupo de Trabalho de Matrículas do DCE, explica que a ação busca fazer uma mediação entre a universidade e os alunos para que tenham um canal de comunicação efetiva. “A liminar garante que, em meio à pandemia, tenham a chance de responder à universidade. Tem muitos alunos com familiares enfermos ou que estavam em outro estado, até em trabalho voluntário de atendimento na pandemia, e acabavam sem sinal ou internet”, afirma. A UFRGS envia vários e-mails, mas não envia e-mails de processos de matrícula”, argumenta.

Os desligamentos envolvem alunos que ingressaram na universidade em 2018, 2019 e 2020. “Na análise da documentação dos estudantes em matrícula provisória que foram desligados recentemente, foram esgotadas todas as possibilidades pelas vias administrativas, tanto no aspecto de prazos quanto no atendimento dos requisitos necessários, obedecendo-se aos regulamentos que nos são impostos”, diz o Secretário de Comunicação da UFRGS, André Prytoluk, em nota.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora