Geral
|
10 de fevereiro de 2021
|
17:46

Reitoria da UFRGS aceita sugestões do DCE para o vestibular de 2021

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Reitoria da UFRGS aceita sugestões do DCE para o vestibular de 2021
Reitoria da UFRGS aceita sugestões do DCE para o vestibular de 2021
Representantes do DCE reuniram-se com vice-reitora em exercício, Patricia Pranke. (Foto: Secom/UFRGS)

Da Redação*

A Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) aceitou as sugestões apresentadas pelo Grupo de Trabalho de Matrículas do DCE para o próximo concurso vestibular. O objetivo das sugestões feitas pelo DCE e apoiadas por dezenas de diretórios e centros acadêmicos é diminuir os problemas enfrentados por estudantes de baixa renda para a efetivação da matrícula após aprovação no vestibular.

O documento é resultado de estudos do Grupo de Trabalho que vem auxiliando estudantes que enfrentam a situação de “matrícula precária” ou “matrícula provisória” diante da incapacidade da UFRGS de aferir sua situação socioeconômica. Na manhã de terça-feira (9), a vice-reitora em exercício , Patricia Pranke, e membros da Administração Central reuniram-se com os representantes do Diretório Central dos Estudantes no Salão Nobre da Reitoria.

Segundo o DCE, as mudanças não significa o fim das matrículas precárias mas é um passo importante em direção à redução dos danos causados aos estudantes.

Em nota, o DCE da UFRGS listou as sugestões feitas pelo GT de Matrículas que serão incorporadas no edital do próximo concurso vestibular:

1) Adoção de um formulário padrão para ausência de familiares, considerando que, segundo o IBGE, cerca de 12 milhões de mães chefiam lares sozinhas. Dessas, mais de 57% vivem abaixo da linha da pobreza (IBGE, 2017). Tal documento já é utilizado para o ProUni, sistema de ingresso em universidades privadas, e para evitar possíveis fraudes, consta a necessidade de testemunhas para comprovação;

2) Aplicação de um formulário padrão para comprovação de contas sem movimentação. Inúmeras instituições bancárias não fornecem declaração de não movimentação de conta corrente ou de poupança, ou, quando fornecem, não é o padrão aceito pela universidade. Cabe, então, à UFRGS elaborar um formulário, que conste com os dados necessários, para que o candidato ingressante solicite à instituição bancária a assinatura com o carimbo, para comprovação;

3) Aumento de prazo para encaminhamento de documentação em recurso, atualmente de 3 dias, para 5 dias úteis, possibilitando que o candidato tenha tempo hábil para a busca de documentação em instituições que solicitam um prazo maior para disponibilização de tais documentos (por exemplo, bancos);

4) Manutenção da notificação por e-mail e/ou telefone aos candidatos que tiverem mudanças em sua situação de análise;

5) Inclusão de representação discente definida pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Estudantes que enfrentarem problemas com sua matrícula, pode procurar auxílio com o GT pelo e-mail dceufrgsmatriculas@gmail.com. O próximo concurso vestibular não tem data definida mas há previsão para que seja realizado no mês de maio.

*Com informações do Diretório Central de Estudantes da UFRGS


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora