Geral
|
14 de janeiro de 2021
|
17:24

SindBancários comemora 88 anos, dia 18, com uma “Live de Luta”

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
SindBancários comemora 88 anos, dia 18, com uma “Live de Luta”
SindBancários comemora 88 anos, dia 18, com uma “Live de Luta”

Da Redação (*)

O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (Sindbancários) comemora, na próxima segunda-feira (18), o aniversário de 88 anos de sua fundação. Em função da pandemia, a data será marcada por uma live, com início às 19h pelas plataformas do Facebook e do canal do Youtube da entidade. A condução da atividade será realizada pelos jornalistas Juremir Machado, colunista do jornal Correio do Povo, e Antônio Czamanski, apresentador oficial da TV Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A atividade contará ainda, com a participação da Dra. Ana Beatriz Gorini Veiga, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), além de alguns diretores do sindicado.

Além de contar a história de luta do Sindbancários, o evento pretende ser também uma forma de protesto contra a flexibilização na abertura das atividades comerciais em Porto Alegre, publicado na semana passada pelo decreto municipal de número 20.889, de 4 de janeiro de 2021, anunciado pelo prefeito Sebastião Melo.

Segundo o Sindicato, a escolha pela atividade virtual é devido a pandemia e a sua forte onda de contaminação destes últimos dois meses, segundo especialistas que apontam este segundo momento negativo de alta do coronavírus como recorde, superando o pico da epidemia visto em julho do ano passado. O Brasil, nesta quinta-feira (14) já passa de 206 mil mortes pela COVID19.

O Sindbancários foi fundado em 1933 e ao longo dos seus 88 anos tem tradição de luta pelas causas da categoria bancária: pela manutenção dos bancos públicos, empregos, saúde e renda. A categoria bancária é uma das poucas que tem um Acordo Coletivo de Trabalho (CCT) nacionalmente. Conduzida pela entidade maior a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro e as federações estaduais e sindicatos, a CCT dos bancários foi construída com muita discussão na mesa de negociação com os banqueiros (FENABAN) e em vários períodos de resistência com as tradicionais greves dos bancários.

(*) Com informações do Sindbancários.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora