Geral
|
16 de outubro de 2020
|
00:18

Sede da Amigos da Terra Brasil é única representante brasileira em prêmio internacional

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
O espaço, em Porto Alegre, é um Centro de referência em Tecnologias Populares para fazer e pensar a cidade. (Divulgação)

Da Redação

Iniciou nesta quinta-feira (15) a votação para a premiação do prêmio internacional Atlas da Utopia 2020 promovido pela iniciativa Transformative Cities. A organização ambientalista Amigos da Terra Brasil está representando o Brasil entre os finalistas na categoria Habitação no prêmio.

Hoje, a organização luta para manter sua sede, a CaSanAT, localizada em Porto Alegre, ameaçada de reintegração de posse pelo governo Bolsonaro. O espaço é um Centro de referência em Tecnologias Populares para fazer e pensar a cidade, em articulação com organizações e movimentos, que buscam construir justiça ambiental na cidade, colocando os direitos dos povos acima dos interesses empresariais.

Cedido pelo Patrimônio da União em 2004, o local era antes um imóvel em ruínas. Hoje, é um espaço recuperado, modelo de sustentabilidade em meio urbano. Ali, ocorrem oficinas, feiras agroecológicas, rodas de conversa e diversas outras atividades abertas ao público.

O prêmio Atlas da Utopia valoriza práticas políticas transformadoras que ocorrem em nível municipal em todo o mundo. O caso da CaSanAT é o único representante brasileiro entre os 12 finalistas de diferentes categorias em 2020.

Para saber mais sobre o projeto e para votar, acesse: https://transformativecities.org/2020award/


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora