Geral
|
8 de junho de 2020
|
19:27

UFRGS é a segunda melhor universidade federal do Brasil em ranking nacional

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
UFRGS é a segunda melhor universidade federal do Brasil em ranking nacional
UFRGS é a segunda melhor universidade federal do Brasil em ranking nacional
No âmbito geral, The Center for World University Ranking situa a UFRGS como a quinta melhor do país. Foto: Luiza Castro/Sul21

Da Redação

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) é considerada a segunda melhor universidade federal do Brasil, de acordo com o ranking The Center for World University Ranking (CWUR) 2020-2021, divulgado nesta segunda-feira (8). O ranking também coloca a UFRGS como a quinta melhor universidade do Brasil e a 476ª no mundo. Em relação ao levantamento anterior, a UFRGS subiu uma posição, ultrapassando a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). As primeiras posições são da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista (Unesp). Em comparação com as universidades latino-americanas, a UFRGS ocupa o 9º lugar.

Os critérios analisados pelo The Center for World University Ranking são: qualidade da educação (número de egressos que receberam prêmios de alto nível); empregabilidade de alunos (número de egressos que possuem posições de destaque em grandes empresas); qualidade do corpo docente (número de professores que receberam prêmios de alto nível); e performance de pesquisa (dividida em produção de pesquisa,  publicações de alta qualidade, influência e citações). Anualmente, o levantamento avalia 2 mil universidades de todo o mundo.

As primeiras colocações mundiais deste ano seguem sendo ocupadas por instituições norte-americanas e britânicas. As cinco primeiras são: Universidade de Harvard (EUA), Instituto de Tecnologia de Massachussets (EUA), Universidade de Stanford (EUA), Universidade de Cambridge (Reino Unido) e Universidade de Oxford (Reino Unido). A universidade brasileira melhor colocada, a USP, conquistou o 103º lugar mundial.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora