Geral
|
11 de junho de 2020
|
17:00

Rede de bibliotecas comunitárias Beabah e MPA entregam 6 toneladas de alimentos em comunidades de Porto Alegre

Por
Luís Gomes
luisgomes@sul21.com.br
Doações estão sendo entregues desde
o dia 6 | Foto: Divulgação

Da Redação

Desde o último sábado (6), a Rede de Bibliotecas Comunitárias Beabah distribuiu mais de seis toneladas de frutas e hortaliças e atendeu mais de 900 famílias atingidas pela crise da covid-19 em várias comunidades da cidade de Porto Alegre. A mobilização faz parte de numa ação que se estenderá por três meses.

Os produtos, adquiridos de famílias organizadas pelo Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), são alimentos saudáveis, agroecológicos e em fase de transição agroecológica, como alface, mandioca, couve, batata-doce, pão, abóbora, laranja, bergamota, banana e cebola.

Para as entidades envolvidas, a iniciativa de adquirir produtos diretamente dos pequenos agricultores tem maior significância nesse período de crise sanitária, econômica e política.

“Outrora o Brasil já possuiu programas de aquisição de alimentos que garantiam a Segurança e a Soberania Alimentar de milhões de pessoas e contribuíam para o controle do preço dos alimentos, ajudando a frear a especulação, o caso do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos, hoje totalmente descaracterizado e sucateado”, diz nota da Rede Beabah.

“A pequena agricultura vive um período de agruras, os agricultores gaúchos estão saindo de um longo período de estiagem, com prejuízos irreversíveis e sem nenhuma política pública emergencial ou estruturante anunciada, tanto pelo governo estadual, quanto pelo governo federal. Estão endividados, com acesso restrito a crédito e sem subsidio público para a produção. É nesse contexto que a Rede Beabah trabalhou, atuando em um ciclo solidário de subsistência, apoiando e valorizando o trabalho do pequeno agricultor e agricultora e garantindo comida de qualidade na mesa do trabalhador e da trabalhadora atingida pela crise”, complementa.

Seis toneladas já foram entregues | Foto: Divulgação

Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora