Geral
|
26 de maio de 2020
|
12:23

Após troca de comando, PF faz operação na residência oficial do governador do Rio

Por
Luís Gomes
luisgomes@sul21.com.br
Após troca de comando, PF faz operação na residência oficial do governador do Rio
Após troca de comando, PF faz operação na residência oficial do governador do Rio
Palácio Laranjeiras, no Parque Guinle | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Da Redação*

Policiais federais estão neste momento no Palácio Laranjeiras, residência oficial do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC). Há equipes também em outros pontos da cidade.

De acordo com a Polícia Federal (PF), a Operação Placebo tem por objetivo apurar indícios de desvios de recursos destinados ao combate à pandemia do novo coronavírus (covid-19) no estado do Rio.

Estão sendo cumpridos 12 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.

As investigações indicam a existência de um esquema de corrupção envolvendo uma organização social contratada para a instalação de hospitais de campanha e servidores da cúpula da gestão do sistema de saúde do estado do Rio.

Interferência na PF

A operação ocorre 22 dias após Rolando de Souza tomar posse como diretor-geral da Polícia Federal e, em uma das primeiras medidas, trocar o comando da superintendência da instituição no Rio de Janeiro. Troca de comando que, justamente, está no centro das investigações da Supremo Tribunal Federal sobre a possível interferência indevida do presidente Jair Bolsonaro na instituição para proteger familiares, como denunciado pelo ex-ministro Sergio Moro.

Além disso, a operação desta terça aparentemente foi antecipada pela deputada federal Carla Zambelli em entrevista concedida na segunda-feira (25) à Rádio Gaúcha. “A gente já teve algumas operações da Polícia Federal que estavam ali, na agulha, para sair, mas não saíam. E a gente deve ter, nos próximos meses, o que a gente vai chamar, talvez, de ‘Covidão’ ou de… não sei qual vai ser o nome que eles vão dar… mas já tem alguns governadores sendo investigados pela Polícia Federal”, disse.

*Com informações da Agência Brasil. 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora